Administração
Por: RosangelaBezerra • 31/8/2016 • Artigo • 1.909 Palavras (8 Páginas) • 224 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA
COMO UMA SECRETÁRIA EXECUTIVA DEVE SE RELACIONAR COM A CONFIABILIDADE DE SEU CHEFE
Tatiane Rodrigues Tavares da Silva
Projeto de Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, para conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado.
Itaquaquecetuba - SP
2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA
COMO UMA SECRETÁRIA EXECUTIVA DEVE SE RELACIONAR COM A CONFIABILIDADE DE SEU CHEFE
Tatiane Rodrigues Tavares da Silva
Projeto de Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, para conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado, sob a orientação do (a) Prof. Romulo Gutierrez.
Itaquaquecetuba - SP
2013
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO 4
1 REFERENCIAL TEORICO 7
1.1 ORIGEM E AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA SECRETÁRIA 7
1.2 ÉTICA E MORAL 0
1.3 ORIGEM DA ÉTICA E SUA EVOLUÇÃO 0
1.4 A IMPORTANCIA DA ÉTICA E SIGILO PROFISSIONAL 0
1.5 A PRÁTICA DA ÉTICA NO COTIDIANO 0
1.6 CÓDIGO DE ÉTICA DA SECRETÁRIA EXECUTIVA 0
1.7 CONSEQUENCIA NA INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA 0
2 CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÃO 0
2.1 CONCLUSÃO 0
2.2 RECOMENDAÇÃO 0
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa possui natureza descritiva e foi realizada através de referenciais teóricos e bibliográficos, validando-se com a técnica de levantamentos de dados e observações sistemáticas através da aplicação de questionários, constituído de quinze perguntas fechadas.
Para o levantamento de dados foi escolhida estagiárias em secretariado e estudantes da Fatec de Itaquaquecetuba. A pesquisa foi aplicada no dia 20 de Março de 2014 a 80 (oitenta) Secretárias e a 20 (vinte) chefes dessas secretárias, atuantes dos mais diversos setores no mercado de trabalho, distribuídos entre as áreas de publicas, comércio, indústria e outros.
A diversidade de áreas escolhidas permitiu a análise da conduta ética dessas profissionais em ambientes distintos enriquecendo ainda mais a pesquisa. A aplicação dos questionários possibilitou um resultado essencial na pesquisa de campo, revelando a percepção do profissional de secretariado em relação ao sigilo perante os segredos obscuros de seus chefes em sua área de atuação, objetivo principal deste trabalho.
De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (FERREIRA, pág. 887, 2010).
A origem da palavra ÉTICA vem do grego ETHOS e significa costume, deve ser entendida como um conjunto de princípios básicos da sociedade com intuito de disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas (MEDEIROS e HERNANDES, 2010).
A ética é utilizada para estabelecer regras e deveres de conduta do individuo, no desempenho das atividades profissionais com clientes e demais pessoas. Esse tipo de conduta comportamental é exigida e existente em todas as profissões, principalmente para a Secretária Executiva. Dessa forma, surgiram os Códigos de Ética que oferecem orientações e diretrizes para um nível digno de conduta profissional (MEDEIROS e HERNANDES, 2010).
Em todas as profissões, trazem como essencial os seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade para com a empresa, formação de uma consciência profissional, execução do trabalho no mais alto nível de rendimento, respeito à dignidade da pessoa humana, segredo profissional, descrição no exercício da profissão, prestação de contas ao chefe hierárquico, observação das normas administrativas da empresa, tratamento cortês e respeitoso a superiores, colegas e subordinados hierárquico, e apoio e esforços para aperfeiçoamento da profissão (MEDEIROS e HERNANDES, 2010).
O profissional de secretariado possui padrões de competência, que atua como agente facilitador e agrega muitas atribuições dentre tantas que já temos, mas em questões de ética e sigilo não mudam e devem ser respeitadas e seguidas rigorosamente (NEIVA e D’ELIA, 2009).
O Secretário Executivo é essencial na interligação entre pessoas e processos. Essa posição permite a ele ser receptor de uma ampla fonte de dados e informações, os quais, diversas vezes, têm caráter sigiloso (WHITAKER, 2010).
O Sigilo Profissional resume-se ao dever ético que impede à exposição de assuntos confidenciais ligados a profissão (FERREIRA, 2010).
O Segredo Profissional adquiriu mais rigidez ao ser centralizado na necessidade e no direito do individuo a intimidade, passando a ser compreendido como confidencialidade (BUENO, presente no livro SECRETARIADO EXECUTIVO organizado por GUTIERREZ, 2013).
No livro SECREARIADO EXECUTIVO organizado por Gutierrez, 2013, SILVA é afirmado que o Segredo Profissional adquiriu mais rigidez ao ser centralizado na necessidade e no direito do individuo a intimidade, passando a ser compreendido como confidencialidade.
...