Administração
Por: 0224 • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.228 Palavras (21 Páginas) • 195 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL
Campo Grande - MS
Abril/2012
Acadêmicos:
Alcibiana Ribeiro Magalhães RA 368792
Ana Maria Batista Lopo RA 383277
Andréia Nunes da Cruz RA 382274
Janaina Paes da Silva RA 365149
Rodrigo Ribeiro Magalhães RA 382263
Rosenilda de Souza Padilha RA 378741
COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL
Atividade pratica supervisionada apresentada como atividade da disciplina de Empreendedorismo do curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor à distância Adriana Barbosa e tutor presencial Andréia Patrícia Rodrigueiro.
Campo Grande - MS
Abril/2012
Sumário
INTRODUÇÃO 02
CAPÍTULO 1 04
1.1 CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 04
1.2 PRINCIPAIS OPORTUNIDADES E DESAFIOS NO USO DOS CONCEITOS 04
1.3 SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS 06
CAPÍTULO 2 07
2.1 INOVAÇÃO 07
2.2 INOVAÇÃO, TECNOLÓGICA E ORGANIZACIONAL 08
CAPÍTULO 3 08
3.1 GRUPOS, EQUIPES E LIDERANÇAS 08
3.1.1 GRUPOS E EQUIPES 08
3.1.2 LIDERANÇA 10
CAPÍTULO 4 11
4.1 PERCEPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO 11
4.1.1 PERCEPÇÃO 11
4.1.2 ADMINISTRAÇÃO 11
4.1.3 COMUNICAÇÃO 12
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA
Introdução
O ser humano é um ser social e por isso nasceu para viver em sociedade e desenvolver suas atividades como indivíduo também do grupo. Aliando-se a essa sociabilidade encontra-se outra característica nata do homem que é sua condição de “ser pensante” que utiliza esta habilidade para idealizar metas, sonhos e desafios, um objetivo maior que para ser lançado, sendo para ele necessário além de força de vontade e perseverança, que esse indivíduo desempenhe suas funções de maneira organizada, ou seja, para poder obter certos resultados a organização é indispensável.
No mundo dos negócios claramente nota-se a grande importância da gestão e organização pessoal. Para nos mantermos em um ambiente de trabalho próspero e saudável precisamos estabelecer metas e planejar cada passo sem temer as mudanças.
Nossa sociedade transforma-se com rapidez, e isso irá servir também para as relações entre indivíduos e grupos que juntamente com as transformações enfrentarão agora um grau de complexidade e dificuldade ainda maior para se estabelecerem. Podemos dizer que o Comportamento Organizacional busca formar uma compreensão melhor do comportamento e do uso desse conhecimento como auxílio para as pessoas, sua produtividade e satisfação. Basicamente busca-se identificar causas e razões que impulsionaram certos acontecimentos/fatos, prever acontecimentos futuros através de ações específicas e por fim obter o controle dos fenômenos sendo esse proporcionado pelo comportamento organizacional.
O comportamento organizacional integra as ciências sociais, que têm como missão analisar o comportamento, e por isso, também se baseia no método científico para observar, predizer e mensurar. Esse método científico irá possibilitar maior credibilidade às informações ligadas ao Comportamento Organizacional e também possibilitar um estudo mais sistemático do assunto. O Comportamento Organizacional pode ser aplicado em todos os tipos de organizações, sem importar-se de grande, médio ou pequeno porte, pois ele se focará no estudo dos grupos e indivíduos nas organizações levando em conta as especificidades de cada uma.
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto sócio econômico requer habilidades humanas em alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. O Comportamento Organizacional foca-se no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional.
...