Administração
Por: ivonilda13 • 11/9/2015 • Projeto de pesquisa • 3.056 Palavras (13 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
ALUNA: IVONILDA GOMES VELOSO
TEMA
RECOLHIMENTO E RECICLAGEM DO LIXO – JAICÓS-PI
UMA PERSPECTIVA
SIMÕES
2014
IVONILDA GOMES VELOSO
RECOLHIMENTO E RECICLAGEM DO LIXO – JAICÓS-PI
UMA PERSPECTIVA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administração, a universidade federal do Piauí (UFPI e UAPI), sobre orientação dos professores.
TERESINA
2014
SUMÁRIO
|
1 - INTRODUÇÃO
Quando a humanidade vivia nas cavernas, na pré-história o lixo se compunha basicamente de casca de frutas, sementes e restos de animais. Mas a espécie humana descobriu o fogo e ao longo do tempo, passou a fabricar objetos de metal, de barros e de outros materiais. Resultado: mas lixo passou a ser produzido.
No início, a maior parte do lixo produzido era reciclada rapidamente pela própria natureza.
Com a Revolução Industrial, porém, em meados do século XVIII, na Europa, novas máquinas e novas indústrias passaram a produzir um tipo diferente de lixo: os resíduos industriais. Esses resíduos industriais são gerados pelos grandes centros que apresenta inúmeras substâncias tóxicas, esses resíduos contaminam os rios, o solo, chegando a atingir os lençóis de água. Dessa maneira prejudica a saúde das pessoas a provocarem uma série de doenças.
Atualmente, os produtos feitos pelo homem ainda são fabricados a partir de recursos naturais, mas passam por tantas transformações que não podem ser degradados pela natureza em tempo hábil. Além disso, a quantidade gerada é muito grande. As demais espécies viventes na terra também geram resíduos, mas alem de serem constituídas por matérias orgânicas, muitas substâncias descartadas por certos organismos sãos reutilizadas por outros como fonte de alimentos. A palavra reciclagem significa alterar o ciclo ou dar um novo ciclo de vida a algo que já existe, coisa que todas as espécies fazem sem hesitar.
A objetividade desse trabalho é analisar o conhecimento da população local, com relação às diversas formas de manusear adequadamente o lixo e sobre sua coleta, identificando os pontos mais acessíveis, pois ainda existe certa “ignorância” a respeito da degradação e preservação do ambiente em que vivemos, além de que o acúmulo do lixo em determinada região impossibilita o uso do espaço para outras finalidades, quanto mais lixo, maiores são os gastos da prefeitura e dos governos com os serviços necessários para a manutenção de uma cidade ou país.
Este relatório será feito, através de leitura e resumos de textos, pesquisas em internet, revistas e pesquisa de campo. Com a finalidade de mobilizar a população e poder público local para a importância do destino adequado do lixo, e os inúmeros benefícios que esses cuidados trarão para as gerações futuras.
2 - O PROBLEMA
O lixo é paradoxal ao progresso e desenvolvimento dos povos, no entanto, pode ser um fator de produção e empreendimento economicamente viável?
3 - OBJETIVOS
4.1 Geral
Conscientizar a comunidade local que é possível melhorar as condições da limpeza da cidade a partir da cooperação de cada um, como cidadão / cidadã, contribuindo para com o cumprimento de normas da gestão pública, no sentido de acondicionamento do lixo, classificando por categoria, conforme disponibilize a gestão pública, tudo em prol da Educação e Saúde Pública, considerando-se o comportamento individual e coletivo.
4.2 Específicos
- Efetivar os procedimentos do recolhimento do lixo, padronizando a coleta conforme a disponibilidade de material (coletores de lixo) pela gestão pública;
- Selecionar o material a ser reciclado, gerando assim, uma nova produção de bens ao setor da economia municipal;
- Estimular a cultura, em fazer da limpeza, um bem como regra de progresso.
4 – JUSTIFICATIVA
Devido essa problemática, o recolhimento do lixo das vias públicas urbanas (dos logradouros) é uma causa emergente, suscitada por todos os povos. Como questão ambiental requer o interesse e empenho de todas as comunidades, sendo, portanto, um fator de grandeza, isto, entendido numa valoração biológica, pelo que a vida é o maior bem da humanidade a ser preservado.
Quanto à razão do desenvolvimento deste tema, considera-se recorrente para a Educação e a Saúde em primeiro lugar, pois daí o porquê da busca para que esse pleito seja uma meta alcançada, materializando-se como obra no caso concreto, implementada pelos órgãos competentes e edificada pela sociedade local, como cultura que transforma e produz para o bem-estar social.
...