Administração
Por: Fefesita • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
Introdução
Podemos definir que a administração financeira é um conjunto de práticas administrativas envolvendo algumas áreas com análise e planejamento das atividades financeiras de cada organização com intuito de melhorar os resultados atingido o lucro desejado.
Com essa análise é possível entender a situação atual da empresa planejamento o seu futuro a curto, médio e longo prazo.
A área financeira e orçamentária tem a responsabilidade pelos orçamentos, previsões financeiras, administração de caixa, análise de crédito, analise de investimentos e captação de recursos.
Contudo é necessário que o gestor financeiro esteja apto para administrar os recursos dando retorno aos acionistas se preocupando também com a satisfação dos clientes, consumidores, fornecedores internos e externos.
Administração Financeira
A Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Pode ser considerada como uma ferramenta para controlar de uma forma mais pratica e eficaz concessão de crédito para clientes, analisar investimentos e obter captação de recursos para financiar operações e atividades da empresa.
Finanças
São a aplicação de uma serie de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio.
Para medir a rentabilidade, a empresa maximiza a riqueza investindo em projetos e adquirindo ativo cujos retornos combinados produzem lucros com menores riscos. Em meados dos anos 70 dava-se ênfase sobre as novas formas de atingir a eficácia na administração do capital de giro, melhorando métodos para a manutenção de registros financeiros, interpretar balanços e demonstrativos de resultados de resultados. Desde então abriu se os horizontes das finanças e hoje em dia leva – se em consideração a forma de orçar com eficácia os recursos escassos, investir os capitais nos ativos ou investir em projetos que apresentam melhor balanceamento de riscos/retorno.
A análise financeira fornece os meios de tomar decisões de investimentos flexíveis no momento certo e apropriado. Para isso os administradores financeiros precisam ser adaptáveis às mudanças que ocorrem constantemente no mundo dos negócios adotando métodos. Os administradores são responsáveis pelo reconhecimento e resposta aos fatores de mudanças nos ambientes privados, públicos e financeiros.
Políticas
Para minimizar os riscos os administradores devem usar políticas de investimentos solidas evitando grandes erros.
Devemos considerar que a incerteza e o risco são aspectos relevantes que podem impactar no processo sobre investimentos. Isso significa que ao tomar a decisão de investimentos aproveitando os ativos de melhor retorno da maneira mais eficiente a fim de render retornos mais rápidos com menores riscos futuros.
Risco / Lucro
O aumento do lucro na maioria das vezes é um objetivo de curto prazo, lucros altos normalmente são obtidos num curto prazo, para isso os administradores devem deixar de fora certas despesas, reduzir custos e até mesmo dispensar funcionários com salários elevados a fim de reduzir as despesas e aumentar o lucro temporariamente. Com o tempo fica evidente que essas tomadas de decisão são satisfatórias em curto prazo trazendo grandes riscos futuros.
...