Administração
Por: danicardena • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.769 Palavras (8 Páginas) • 225 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade abordar as disciplinas abordadas no decorrer do semestre.
A finalidade é apresentar a importância das ferramentas utilizadas para o sucesso das empresas.
Podemos destacar o guia PMBOK, o ciclo PDCA e o programa 5S esses estão voltados para a melhoria dos processos organizacionais.
Além das ferramentas, será apresentado a importância e o destaque da logística nas empresas modernas e o quanto está ligada com a satisfação do cliente, atualmente a logística é um grande diferencial, deste modo as empresa tem investido na área.
Já para os novos empreendedores, será abordada a importância do planejamento antes de abrir um negócio, deste modo a análise de mercado e o plano de negócios ganham grande destaque.
2 O QUE É O PMBOK?
O PMbok é um guia que possui diversos processos, técnicas e ferramentas uteis para o gerenciamento dos negócios. O PMbok não é um guia que determina como deve ser gerenciado um negócio, ele apenas apresentada boas práticas, deste modo o gerente e sua equipe ficam livres para escolher o que mais se adapte ao projeto.
O guia PMbok podem ser organizados por áreas de conhecimentos, no trabalho proposto abordaremos quatro áreas, sendo elas: Escopo, Riscos, Fornecedores e partes interessadas.
2.1 ÁREA DE CONHECIMENTO – ESCOPO
O escopo do projeto é o conteúdo que o projeto deve possuir e somente ele, ou seja, esta área define os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso.
Segundo o guia PMBOK são necessários alguns elementos para o gerenciamento de escopo de um projeto, sendo eles: Planejar o gerenciamento do escopo, coletar requisitos, definir escopo, criar a estrutura analítica do projeto, todos estão relacionados ao planejamento de escopo e verificar e controlar o escopo, estão ligados ao monitoramento e controle de escopo do projeto.
2.2 ÁREA DE CONHECIMENTO – RISCOS
O gerenciamento dos riscos descreve os processos relativos a realização do gerenciamentos dos riscos em um projeto. Os objetivos dos gerenciamentos dos riscos são aumentar a probabilidade dos resultados positivos e diminuir dos resultados negativos.
Nesta área de conhecimento dos riscos, o objetivo é determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas.
2.3 ÁREA DE CONHECIMENTO – AQUISIÇÕES OU FORNECEDORES
Esta área define os processos que compram produtos ou adquiri serviços ou resultados. O objetivo principal desta área é determinar o que adquirir, de quem se quer adquirir, sendo assim se faz necessário avaliar as respostas dos fornecedores e escolher o fornecedor, como será a forma de pagamento, qual o contrato, prazo de entregas.
2.4 ÁREA DE CONHECIMENTO – PARTES INTERESSADAS
As partes interessadas são todas as pessoas envolvidas no projeto, sendo que podem exercer influência sobre o projeto.
As principais finalidades no processo são: identificar as partes interessadas, gerenciar o envolvimento das partes, monitar, controlar o envolvimento das partes no projeto.
3 O CICLO PDCA
O ciclo PDCA é um método utilizado pelas organizações para as tomadas de decisões, com finalidade de garantir o alcance das metas necessárias.
Ele foi desenvolvido pelo americano Shewhart, porém seu divulgador foi Deming.
As etapas que compõe o ciclo são: Planejamento (P – Plan), Execução (D – Do), Verificação (C – Check) e Atuação corretiva (A – Action).
Fonte: http://www1.tce.pr.gov.br/conteudo/ciclo-pdca/235505/area/46
O ciclo PDCA começa pelo planejamento, que significa estabelecer missão, objetivos, metas e os procedimentos e processos para atingir os resultados. Este primeiro passo deve ser estabelecido de acordo com as diretrizes da empresa, definido as metas é preciso estabelecer uma metodologia para atingir os resultados esperados.
As empresas estabelecem dois tipos de metas, sendo elas: metas para manter e as metas para melhorar.
As metas para se manter são aquelas que vêm do mercado e que representam os desejos dos consumidores, por exemplo: todo cliente que entra em contato com uma empresa através do telefone, quer ser atendido prontamente, por isso torna-se conveniente padronizar o atendimento, deste modo o telefone deverá ser atendido em no máximo três toques e ao ser atendido, de imediato o atendente deverá identificar o nome da empresa, posteriormente se identificar e cumprimentar de acordo com o horário. Este é um procedimento padrão, sendo assim todos os departamentos deverão utilizar, facilitando ao consumidor no momento do contato.
Já as metas a melhorar, são aquelas que visam a produzir produtos ou serviços cada vez melhores para os clientes.
No texto base Os biscoitos: Girls Scouts, TI e perspectivas para a expansão, apresenta claramente uma meta de melhoramento, pois os pedidos que eram feitos de forma manual, foram revisados e através de um planejamento adotou-se um sistema informatizado que melhorou no controle dos pedidos e agilidade das entregas dos biscoitos.
Outra meta a melhorar que as empresas adotam é a redução de desperdício, ou seja, as organizações criam estratégias para diminuir ou zerar o desperdício e deste modo contribui diretamente com a produção dos produtos e com o meio ambiente em geral, por exemplo, atualmente as empresas contam com programas de reciclagem com o intuito de diminuir os danos ao meio ambiente.
O segundo ciclo da PCDA é a execução, neste ponto é muito importante treinar o método a ser adotado, executar e coletar os dados para a verificação do processo.
O terceiro passo é verificar os resultados, ou seja após planejar as metas e executar, torna-se necessário verificar o processo e os resultados obtidos, neste momento deve-se avaliar se o trabalho esta sendo realizado de acordo com o padrão estabelecido, verificar se os valores medidos variaram, e comprara os resultados com o padrão.
E a ultima etapa do ciclo são as ações corretivas, sendo assim se o trabalho desviar
...