Administração
Por: ANDRÉA FIFICO • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 251 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
Tema: Metalurgia dos pós metálicos.
A metalurgia do pó é uma ciência nova para os metalúrgicos, o processo surgiu como uma tecnologia no início do século passado e está em plena fase de pesquisas para o desenvolvimento de novas aplicações e melhoria das características dos metais e misturas metálicas ,conhecidas como ligas.
Consiste na injeção de pós metálicos e polímeros ultrafinos, os polímeros servem como elementos ligantes e os pós metálicos são a ligas metálicas e lubrificantes sólidos (estearato de zinco, por exemplo), que auxiliam na redução do atrito com as ferramentas compactantes.
Existem alguns métodos de obtenção de pós , entre eles , os mais importantes conhecidos são a atomização e a eletrólise.
Os pós são misturados em formas de “y” ou em cones, e levados para potentes prensas mecânicas ou hidráulicas, após a compactação ,a peça passa para o processo de sinterização e é levada para o forno onde é aquecida de forma controlada, de acordo com os as propriedades desejadas do material.
As vantagens da metalurgia do pó se resumem no aproveitamento de até 97% da matéria prima, não há cavacos, sem formação de carepa, bom acabamento superficial, produtos de alta pureza, fácil automatização de processo produtivo, tolerância dimensional, a peça já sai pronta da linha produtiva, reduzindo os processos posteriores e etc.
As desvantagens se resume a limitação de quantidade mínima de peças para a produção, levando em consideração o custo do processo e as limitações geométricas de alta complexidade, por exemplo, roscas, canais e furos transversais.
...