Administração - ATPS
Por: mmarjorie • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.580 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
Universidade Anhanguera Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Administração
Professor: Marco Fratin
Grupo:
Gustavo Jesus Farias da Silva R.A: 1574174700
Lucas Sebastião Medeiros Parreira R.A: 1299111498
Marjorie Mattani R.A: 1562280363
Rafael Guimarães Antunes R.A: 1577152238
Raissa Alves Araujo Oliveira R.A: 1569217826
Saymon de Oliveira Novais R.A: 1567237337
Atividade Pratica Supervisionada de Administração
Introdução
De acordo com o que nos foi apresentado, nota e os dados da empresa no quadro 1, verificamos que a Metalfixer, empresa do ramo de fabricação de parafusos, obteve resultados satisfatórios desde a sua fundação em 1960 até meados de 2001.
Neste período um dos filhos do fundador passou a presidir a Metalfixer e seus três irmãos assumiram a gestão, ao ingressarem nos cargos de diretoria comercial, produção e administrativa.
De 2001 a 2010, ocorreu um grande investimento tecnológico, mas não ocorre um planejamento para preparar e treinar os trabalhadores visando alcançar um maior e melhor resultado, e com a morte do fundador em 2009 a divergência de gestão entre os irmãos influencia negativamente na direção e controle da empresa.
Com a contratação de um diretor de Recursos Humanos com o intuito de reestruturar a empresa este, otimiza o setor de mão-de-obra deixando somente os funcionários mais antigos, mas em nenhum momento fala-se do critério adotado para se chegar a essa conclusão, que tipo de receituário o(s) administrador(es) levou em consideração, pois após este curto período a empresa foi vendida para novos investidores, e que por terem laços de amizade com os antigos proprietários resolvem manter os funcionários antigos até o resultado da análise realizada pela consultoria contatada.
Portanto, concluímos que a mudança de gestão da Metalfixer ocorreu devido à falta de capital intelectual, desvalorização dos gestores referente a missão, valores e visão da organização, ou seja, as variáveis sociais atingiram de modo negativo o ambiente geral da empresa, falta de planejamento estratégico.
Com este quadro que foi apresentado, iremos propor a seguir um plano estratégico emergencial que possa atender a Metalfixer dentro do prazo de quatro meses, onde iremos realçar o ambiente da empresa, a tecnologia, recursos humanos e financeiros e por fim criar uma campanha institucional para motivar os funcionários com essa transição de gestores.
1 - Estratégia Emergencial
1.1 – Ambiente da Empresa
A organização deverá criar um ambiente confortável e a disposição do trabalhador para estimular sua frequência, dedicação e principalmente seu desempenho. Este ambiente funciona como “moeda de troca”, onde o trabalhador terá um ambiente agradável e confortável e em troca espera-se uma produtividade maior e melhor.
1.1.1 – Tecnologia Existente
Como foram mantidos os funcionários mais antigos, estes por sua vez já estão adaptados a um determinado ritmo de trabalho, portando, podemos conservar os equipamentos existentes, pois são novos, promovendo apenas a manutenção preventiva. Verificar se o sistema operacional deverá ser atualizado para melhor atender as necessidades de antigos e novos clientes e fornecedores.
1.1.2 – Recursos Humanos
De acordo com a Teoria das Relações Humanas, todo trabalhador necessita de segurança, prestigio e auto realização, sendo que a principal vantagem em implantar novas ações e estruturas é integrar os trabalhadores a nova gestão apresentando novos objetivos e novas visões. Isto torna o trabalhador mais seguro em relação a empresa e suas novas diretrizes.
Realizar uma seleção científica dos trabalhadores de acordo com suas aptidões, preparando e treinando-os para atingir uma melhor e maior produção, além de utilizar de recursos como reuniões e feedbacks para que os mesmos possam estar cientes de todos os resultados e mudanças da empresa.
1.1.3 – Recursos Financeiros
Tentar realizar uma negociação com antigos fornecedores para adquirir um melhor preço, pesquisar novos fornecedores que prestem o mesmo serviço a um preço menor ou com uma ampla opção de valores mais acessíveis.
Controlar o tempo do pessoal, onde a gestão deve se certificar de que todos estejam utilizando de sua plena capacidade para alcançar a meta de produtividade.
2 – Campanha Institucional
Com a nova gestão da empresa, foram aderidas algumas campanhas que não irão interferir no financeiro da organização para motivar os trabalhadores, sendo elas:
- criação de banco de horas e flexibilidade de horários;
- vivencia em outros setores da empresa, possibilitando o aprendizado tácito, criando assim um plano de carreira dentro de um prazo pré determinado;
- realização de feedbacks, utilizando esta ferramenta para reconhecer e realizar críticas deste que estas sejam construtivas referente ao trabalho de cada indivíduo ou equipe;
- auto realização, onde os gestores poderão celebrar junto aos trabalhadores as conquistas de metas obtidas e eventuais problemas que foram sanados, podendo ser este através de um café da manhã, uma confraternização da empresa, nada que venha a ter o custo elevado;
- estabelecer um programa de remuneração variável, proporcionando um bônus de acordo com as metas alcançadas.
3 – Planejamento Empresarial
Estabelecer possíveis ameaças e oportunidades que o ambiente geral poderá gerar a empresa e qual será seu impacto tanto no presente como no futuro. Realizar uma análise dos pontos fracos e fortes da empresa concorrente com a Metalfixer.
Gerar um mapa ambiental, criando várias estratégias e tendo um plano B, para eventualidades. Revendo a estratégia e avaliando sua eficácia por meio de indicadores que foram definidos, obteremos maior conhecimento no mercado.
...