Administração Estratégica e Gestão de Negócios
Por: gislainecristina • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 6.861 Palavras (28 Páginas) • 319 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo principal do presente trabalho é a realização de uma pesquisa bibliográfica englobando as disciplinas estudadas no semestre: Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios.
Como objetivo específico, a partir das informações e conhecimentos obtidos no trabalho individual de cada aluno integrante do grupo, realizar a gestão estratégica de uma empresa do setor de confeccção, realizando um diagnóstico e intervenção, tendo assim condições de avaliar os aspectos relacionados com a área.
A empresa escolhida foi a Edex Jeans, localizada na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina. O foco da Edex é a confecção de jeans para o público adulto masculino e feminino.
Durante o trabalho, foram feitas a análise dos ambientes interno e externo, o que serviu de base para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Com essas informações, o grupo teve condições de criar uma matriz SWOT. A partir das conclusões obtidas na matriz, foram elaboradas ações e uma proposta de intervenção a ser aplicada nos pontos que o grupo julgou precisarem de ajustes e melhoras.
Uma organização pode obter vários benefícios praticando de forma correta a administração estratégica. Talvez o mais importante seja a tendência de tais organizações aumentarem seus níveis de lucro.
PRIMEIRO DESAFIO – ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS
1. A EMPRESA
A Jeans foi criada no ano de 1997 . No início tiveram muitas dificuldades, mas com a perseverança, o trabalho contínuo, inteligência e habilidade no ramo tornaram a empresa hoje destaque na produção de jeans na cidade de Rio do Sul e no Alto Vale do Itajaí. O ramo de atuação é o de confecção de calças jeans masculinas e femininas. Atualmente é composta por 80 colaboradores além dos dois sócios () no total.
A empresa está localizada na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina. Por ser uma organização com certo tempo de mercado, possui uma visão de presente e futuro, tradicional e inovadora, de trabalhar em contato com seus colaboradores e seus clientes.
O principal objetivo da marca é conquistar e principalmente manter seus clientes sempre satisfeitos, com o produto em si e também no que se refere a peças indispensáveis ao vestuário, mas com muita informação de moda, estilo diferenciado e alto padrão de qualidade.
Seus principais clientes estão localizados nos estados de Rio Grande do Sul (Região de Rio Grande e Porto Alegre).
1.1 O negócio
Nossa razão de existir é colaborar para ao aumento da interação e intimidade dos clientes com a moda e suas tendências.
1.2 A missão
Criar, desenvolver e confeccionar calças jeans masculinas e femininas. Seriedade, compromisso e qualidade, aliados ao know-how e as tecnologias, a Jeans está sempre em constante atualização e evolução, possibilitando maior interação do cliente com o mundo da moda, fazendo-o sentir parte do todo. A Jeans oferece qualidade e conforto aliados ao design exclusivo e diferenciado.
1.3 A visão
Tornar a empresa destaque no segmento de confecções em jeans, e fortalecer cada vez mais a marca, com o intuito de ser a primeira lembrada quando o assunto for confecção de calças jeans unissex.
1.4 Os valores
A intenção é promover a inclusão social e econômica do pequeno produtor e empreendedor, além de tratar da questão ambiental e do desenvolvimento regional como um todo.
Excelência em qualidade
Integridade
Frexibilidade
Valorização do ser humano
Espírito de equipe
Inovação
1.5. ANÁLISE DO AMBIENTE
Analisar os ambientes interno e externo é parte inicial e essencial do processo para o planejamento estratégico de uma empresa.
O ambiente externo envolve e influencia a empresa de maneiras positiva ou negativa, e o ambiente interno que também deve ser levado em consideração, pois envolve aspectos muito importantes e que têm grande influencia no bom ou mau funcionamento da mesma.
1.5.1 Fatores econômicos
Fatores econômicos como a inflação, distribuição de renda e aumento nas taxas de juros são fatores que influenciam a abertura e sobrevivência de uma organização, entre outros fatores econômicos por isso devem ser constantemente monitoradas.
Atualmente, o mercado do comércio na região de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí (Santa Catarina) está em baixa, mas há expectativas de melhoras nos próximos meses. Por isso as organizações têm de estar atentas às mudanças externas para acompanhar e adequar seus processos.
O público consumidor está cada vez mais atento às mudanças econômicas e sua influência no mercado, pois elas afetam direta e indiretamente no processo de compra.
1.5.2 Fatores sócio-culturais
A participação da mulher no processo de decisão de compra vem aumentando a cada ano. Com o aumento da renda para a população de baixa renda, estima-se que o aumento do poder de compra feminino vai ser ainda maior.
Segundo o Data Popular, a população feminina já é responsável por 37% do total de renda da classe C, o que atingiu os R$ 158 bilhões até o fim de 2010. Na mesma pesquisa, foi confirmado que 51% do público consumidor em supermercados, farmácias e lojas de roupas. Hoje 62% das mulheres da classe C possuem cartão de crédito. Já o índice entre os homens é de 59%.
1.5.3 Fatores políticos/legais
O impacto maior causado por mudanças políticas é na área de políticas fiscais, como por exemplo, a alta nas taxas de juros, que podem afetar o mercado em geral, consequentemente o ramo de vestuário. Outra influência da política fiscal seria em relação à importação de matérias-primas ou na exportação de produtos, no que se refere à tributação.
1.5.4 Fatores tecnológicos
Antes de lançar
...