Administração IBM
Tese: Administração IBM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mbarreto • 18/4/2014 • Tese • 2.473 Palavras (10 Páginas) • 165 Visualizações
2.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
A burocracia representa um modelo de organização social, que dominou o mundo a partir do século XIX, tendo sido bem interpretada e popularizada pelo sociólogo alemão Max Weber. Posteriormente, seus pressupostos fundamentais foram transpostos para o campo da administração. O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível, fazendo uso dos seguintes princípios: caráter legal das normas e regulamentos, impessoalidade nas relações, hierarquia da autoridade, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnica e meritocracia.
Gifford e Elizabeth Pinchot, autores renomados na área da administração, destacam que a burocracia firmou-se como o modelo de gestão básica da maioria das organizações do século XX, pelo fato de atender as diversas necessidades das empresas da chamada era industrial, aumentando a eficácia da hierarquia, reduzindo os abusos de autoridade e trazendo uma maneira mais eficiente de gerenciamento das tarefas complexas que foram se apresentando à medida que as instituições cresciam.
Permeando constantemente por um mercado altamente competitivo, muito exigente e em expansão rápida, somos levados a buscar arranjos organizacionais alternativos, onde surgem então as organizações virtuais e sem fronteiras, que transcendem as linhas rígidas da burocracia e dos limites departamentais.
Estes tipos de organizações comunicam-se principalmente através de email, telefone e outros métodos virtuais com total suporte da tecnologia contemporânea. A liberdade da comunicação com os colaboradores internacionais removem as barreiras geográficas da produtividade e permitem a flexibilidade dos horários. Ao organizar especialistas freelancers em grupos e dar-lhes a tomada de decisões e autoridade, essas empresas podem mudar rapidamente para atender às necessidades e funções de forma eficiente e ágil. As pessoas não trabalham mais isoladamente, mas como parte de uma equipe nos grandes projetos das organizações, de forma livre e tranquila, onde dentro dos prazos e metas pré-definidas, terão a facilidade da tecnologia de trabalhar em equipe, de modo remoto, a distancia e sincronizado, orquestrando assim a incrível quantidade de informações necessárias para o desenvolvimento das tarefas propostas.
2.2 Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.
A IBM Brasil é uma organização grande e complexa, com colaboradores em diversas faixas etárias, com mentalidades diversas, formando vários subgrupos culturais, que reagem de modo diverso às novas propostas do mercado. A forte socialização que os “ibmistas” (autodenominação a quem trabalha na IBM) sofrem para internalizar esta “cultura de qualidade” acarreta um comportamento homogêneo, com questionamentos e aceitações em todos os subgrupos da empresa.
A cultura da IBM é fundamentada em três credos básicos criados por Thomas Watson, o fundador da empresa. Eles estão presentes em toda a organização em placas estrategicamente dispostas em todas as salas, em muitas publicações internas e sempre se faz referência aos mesmos para embasar a maioria das decisões e atividades organizacionais, constituindo assim a identidade da empresa. São eles: “respeito ao indivíduo” - oficialmente norteia a política de recursos humanos da organização; “prestar o melhor serviço ao cliente” e a “busca da excelência”, ou seja, a busca de uma forma superior de realizar o trabalho, fundamentando a gestão estratégica da qualidade a ser realizada através da implementação do Market Driven Quality (Mercado Direcionado pela Qualidade).
Facebook é um site de serviço de rede social que foi lançada em 04 de fevereiro de 2004, e é operado e de propriedade privada da Facebook Inc.. Em 04 de outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde a sua criação. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos".
Um estudo de janeiro de 2009 do Compete.com, classificou o Facebook como a rede social mais utilizada em todo o mundo por usuários ativos mensais. A Entertainment Weekly incluiu o site na sua lista de "melhores de", dizendo: "Como vivíamos antes de perseguirmos os nossos ex-namorados, ou de lembrarmos-nos dos aniversários dos nossos colegas de trabalho, ou irritarmos os nossos amigos e jogarmos um jogo empolgante de Scrabulous, antes do Facebook?" A Quantcast, estima que o Facebook, teve 138,9 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos em maio de 2011. De acordo com o Social Media Today, estimava-se que em abril de 2010, cerca de 42% da população americana tinha uma conta no Facebook.
O Google é uma empresa fundada em 1996, quando a Internet já estava sendo utilizada em larga escala. Seu negócio é publicidade com base em pesquisas. Para isso, ele oferece um serviço gratuito de pesquisa de termos na Internet e vinculam os resultados das pesquisas a anúncios publicitários, os chamados links patrocinados. O resultado é que em três anos (2001-2004) sua receita passou de R$3,2 bilhões de dólares para 10,6 bilhões de dólares e seu valor de mercado saltou para 140 bilhões de dólares.
Os fundadores notaram que em um mundo de descontinuidade, o que mais importa não era a vantagem competitiva em um dado momento, mas ao longo do tempo. Para isso, era necessário criar um modelo
...