Administração Pública
Por: paulobergo • 17/10/2015 • Abstract • 2.532 Palavras (11 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
NOME DO PROJETO: PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E SITUAÇÃO GERADORA:
Um município da zona da mata mineira possui um prédio tombado subutilizado, o que está causando sua deterioração. Por outro lado, já faz tempo que as escolas da cidade demandam uma biblioteca pública para que os alunos e demais moradores possam freqüentá-la. A prefeitura, pensando em resolver estas duas situações, pretende transformar tal prédio público tombado em uma biblioteca municipal. Futuramente, a idéia é que o prédio se torne um centro cultural para o município, que além da biblioteca contenha um café, um cinema / anfiteatro, uma sala de exposição e um mini-museu do município. Desta forma, progressivamente, espera-se contribuir para o bem-estar da população ao construir e animar um espaço de encontro e de cultura.
OBJETIVO:
Disponibilizar para o município uma biblioteca pública, ao mesmo tempo em que se pensa na salvaguarda do prédio histórico que a abrigará.
ESCOPO:
Restaurar o prédio histórico e disponibilizar uma biblioteca pública, a ser inaugurada no dia da Festa da Cidade (30 de março). A biblioteca deve ter, no mínimo, 5 mil títulos com 02 cópias (o que totaliza 10.000 livros); e o prédio deve ter acesso inclusivo para pessoas com dificuldades locomotoras.
ESCOPO NÃO INCLUIDO:
- O projeto não se preocupará com a formatação de um calendário anual de eventos para a biblioteca.
- O projeto não tem função de instaurar o complexo cultural, com o café, cinema / anfiteatro, sala de exposição e mini-museu do município.
- Não faz parte do escopo do projeto a contratação dos funcionários de limpeza e de apoio que trabalharão na biblioteca.
- O projeto contrata os bibliotecários, mas não se responsabiliza pelo pagamento do salário.
RESULTADOS ESPERADOS / METAS:
- A biblioteca deve ter, no mínimo, 5 mil títulos de livro, com 02 cópias de cada, o que totaliza 10.000 livros no ato de inauguração da biblioteca.
- A sala de leitura deve ter, pelo menos, 10 meses de leitura / consulta que comportem 5 pessoas em cada uma.
- Deve-se ter 01 mini-sala de reunião para pesquisas.
- Além dos 03 computadores de uso administrativo, a biblioteca deve possuir 15 computadores para uso do público.
- Na festa de inauguração, deve-se ter entre 50 e 100 convidados, dentre os quais formadores de opinião, autoridades locais e regionais, representantes da sociedade civil, etc.
VIABILIZAÇÃO DO PROCESSO IMPLANTADO NO TÉRMINO DO PROJETO
Após o término do “PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL”, sugerimos que a receita para a manutenção do funcionamento da biblioteca venha a partir de quatro instâncias:
- Paralelamente à execução do projeto, os vereadores deverão votar uma emenda que preveja uma política constante de repasse de verba para a referida biblioteca. Tal custo público deverá ser tornado um projeto de lei, sancionado pelo prefeito, e será incorporado ao orçamento anual do município.
- Prefeitura e gestores da biblioteca devem incentivar doações voluntárias, tanto aquelas advindas do setor privado (através de leis municipais, estaduais e federais de incentivo à cultura) como aquelas que partem dos membros da comunidade (campanhas de doação de livros, ações criativas de cotização da biblioteca, etc.).
- No processo de contratação dos(das) bibliotecários(as), tais profissionais devem ter ciência que a descrição das funções de seus cargos apresenta um item que lhes obriga a buscar, selecionar e participar constantemente de editais públicos, disponibilizados pelo Governo Estadual e Federal bem como por algumas fundações privadas e do terceiro setor, que tenham foco no apoio ao desenvolvimento de ações culturais e de outras instâncias que dialoguem com os interesses da biblioteca. Assim, os futuros gestores da biblioteca devem ter condições de escrever projetos a serem submetidos a tais editais, como forma de captar recursos para ações inovadores que possam ser viabilizados pelo espaço da biblioteca.
- Tais gestores da biblioteca, também devem ter na descrição de seus cargos um outro item que lhes impulsionem a desenvolver ações independentes para captação de recursos extras. Por exemplo, realização de concursos culturais que solicitem pagamento de inscrição, exibição de filmes e palestras pagas, etc. Ainda com preços populares, tais atitudes são capazes de ampliar a receita da biblioteca.
ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)
[pic 2]
- Outras formas de construção da EAP são possíveis. Caso desejem, construam outras estruturas.
GRÁFICO DE GANTT
- Estruture o Gráfico de Gantt.
[pic 3]
CAMINHO CRÍTICO DO PROJETO [pic 4]
- Qual o tempo de duração do projeto?
TEMPO DE DURAÇÃO DO PROJETO: 16 meses
- Quando o projeto deve iniciar para que a biblioteca seja inaugurada na data de aniversário da cidade (30 de março)?
Para fazer esta atividade, primeiramente devemos ter certeza do caminho crítico do projeto, pois é a partir dele que calculamos os meses de trabalho.
Como vimos, o projeto demora 16 meses, mas o último mês dedicado a realizar o relatório final é posterior às festividades. Consequentemente, a biblioteca deve estar pronta até o 15º mês, e a festa de inauguração deve ocorrer no mesmo mês da atividade 12 (“enviar convites para cerimônia de inauguração”). Se tal atividade ocorre no mês de março, podemos retroceder no calendário e veremos que o projeto deve se iniciar no mês de janeiro do ano anterior.
Por exemplo: se a prefeitura pretende inaugurar a biblioteca pública em março de 2014, as atividades do projeto devem se iniciar em janeiro de 2013. Todavia, devemos prestar atenção porque o projeto só termina, de fato, em maio de 2014 (abril deste ano é dedicado ao “realizar relatório final”).
[pic 5]
DATA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE E DE INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA + CAMINHO CRÍTICO DO PROJETO[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
PROGRAM EVALUATION AND REVIEW TECHNIQUE (PERT / TEMPO E PERT / CUSTO) E CRITICAL PATH METHOD (CPM)
...