Administração científica
Por: Panelas • 4/9/2017 • Projeto de pesquisa • 408 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO – UEMASUL[pic 1][pic 2]
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
BIANCA LEAL DE MORAES
TALIA DA SILVA SOUSA
ADMINISTRAÇÃO COMPLEXA: os sistemas complexos adaptativos
Açailândia
2017
BIANCA LEAL DE MORAES[pic 3]
TALIA DA SILVA SOUSA
ADMINISTRAÇÃO COMPLEXA: os sistemas complexos adaptativos
Resumo apresentado à disciplina de Teoria Geral da Administração como requisito para a obtenção da 1ª nota do 4º período no curso de Bacharelado em Administração.
Orientador: José Alves Feitosa
[pic 4]
Açailândia
2017
Administração complexa: os sistemas complexos adaptativos
A Administração Complexa pode ser compreendida como um modelo de gerenciar uma organização, o qual está sempre buscando entender o que se passa no ambiente para poder se adaptar. Dessa forma, é um gerenciamento flexível, a fim de desenvolver e manter circunstâncias que possibilitam utilizar métodos essenciais para a capacidade de adaptação, como por exemplo autonomia, cooperação, agregação e auto-organização.
Stacey (1996, p. 19), parte da conceituação de ciência da complexidade como:
O estudo de sistemas que são constituídos por uma grande quantidade de agentes que integram entre si para produzir estratégias adaptativas de sobrevivência para eles próprios, e, portanto, para o sistema como um todo, ou partes do sistema aos quais eles pertencem. Esse sistema, por sua vez, interage com outros sistemas, formando um supra-sistema no qual eles são agentes que co-envolvem.
Ou seja, todas as partes do sistema relacionam entre si constantemente para recriar o todo, e este por sua vez atinge a forma como as partes interagem. Logo, o conhecimento acerca dos sistemas complexos adaptativos traz consequências significativas para a ação gerencial.
Deste modo, a administração complexa busca orientar os administradores para estratégias fundamentais, onde os estímulos para desenvolver condições propícias para auto-organização são retribuídos com desempenho superior. Portanto, a administração complexa tem como base: a) autonomia, que possibilita a independência do profissional no ambiente de trabalho; b) cooperação relacionada ao aumento da produtividade, redução de conflitos e melhoria da comunicação; c) agregação, contribui para a relação em grupo agregando valor em um único objetivo; e d) auto-organização que auxilia no crescimento organizacional.
Portanto, as formas de gerar condições que promovam esses quatro elementos críticos são inúmeras. Não há uma estratégia única ou um roteiro geral para implantação do modelo. Por isso, é necessária a compreensão do significado de cada um desses conceitos, tanto na perspectiva dos sistemas complexos quanto das organizações em particular.
REFERÊNCIAS
STACEY, Ralph. Complexidade e criatividade nas organizações. San Francisco: Berrett Koehler, 1996.
AGOSTINHO, Esteves; CRISTINA, Marcia. "Administração complexa": revendo as bases científicas da administração. vol. 2, núm. São Paulo, 2003.
...