Administração de Micro e Pequenas Empresas
Por: rnsousa10 • 22/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 228 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
NOME | Renata Nunes de Sousa |
RA | 7422681710 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Marcia Batista Lima).
Anhanguera Educacional
2015
Sumario
Introdução__________________________________________________ 4
Identificação da empresa, segmento do mercado missão e visão ____5
Analise de mercado __________________________________________6
Plano financeiro _____________________________________________7
Considerações finais_________________________________________ 8
Referencias Bibliograficas_____________________________________9
Introdução
Este trabalho apresenta a elaboração de um plano de negócios para uma Sorveteria em Santo André –SP com os sorvetes de alta qualidade e ambiente agradável. Por tanto foi feita uma analise de mercado Brasileiro as suas tendências bem como a analise de dados econômicos de Santo André. Nessa parte foram estudados índices de crescimento com foco na região do ABC Paulista. No final da pesquisa conclui-se sobre a viabilidade do negocio seus riscos e oportunidades que podem ser aproveitados dados que as condições de custo e demanda do cenário provável para o negocio.
Identificação da empresa
Razão social: Sorveteria artesanais.Ltda
Nome fantasia: Sorveteria Baú
Localização: Vila Assunção-Santo André, próximo ao parque central. ABC Paulista
Pequena empresa;
Empresa formal, e limitada.
Segmento de mercado
A segmentação de mercado é geográfica, atendendo o público que frequenta a região do ABC. Os empreendedores enxergam no futuro a possibilidade e a oportunidade de crescimento do negócio, expandindo para outras regiões da cidade. O mercado de sorvete consumido por impulso é o maior no Brasil. Em contra partida o sorvete artesanal representa uma pequena fatia do mercado total e, apesar de ter apresentado as menores taxas de crescimento em quantidade, entre os anos de 2003-2013, é o tipo de sorvete que mais cresce em valor (US$ de milhões), dados do Data monitor no ano de 2013.
Missão: Produzir sorvetes artesanais primando pela qualidade, levando aos clientes as tradicionais receitas familiares que preservam a originalidade e pureza dos sabores .
Visão: Influenciar as tendências do consumo de sorvetes artesanais tornando-se referência de sorveteria local.
Análise de Mercado:
Os empreendedores preveem um crescimento do segmento no país, motivados pelo clima tropical e o aumento de temperatura registrado nos últimos anos, além do preço do produto, que é acessível ao consumidor de diferentes classes sociais. Na localidade do estabelecimento não teremos uma concorrência direta de sorveterias de auto serviço de sorvetes artesanais. A seleção do mercado alvo é dada pela Concentração de um Único Segmento, tendo como vantagem atender a fundo o segmento geográfico. Esta opção permite considerar a possibilidade de marcar forte presença no mercado, e buscando a liderança. Esse segmento representa as fontes que irão produzir o componente de receita dos objetivos financeiros da empresa. O negócio será operado em uma região de grande trânsito de pessoas. Ele também aposta em um segmento de público exigente, que busca novas alternativas em um produto comum como o sorvete. No Brasil, as sorveterias operam com pouca variabilidade de sabores e tipos de sorvetes, que são servidos por um ou mais atendentes e, se restringindo a quantidade, tanto em “bolas de sorvete” quanto em quantidade de sabores escolhidos por uma pessoa. A Sorveteria Baú oferece variados sabores de sorvetes, inclui também no cardápio alimentos customizados como doces gelados e alimentos industrializados, que fogem do escopo dos produtos ofertados no segmento, como água, refrigerante, sucos em lata, entre outros, buscando atender uma fatia maior do mercado da região. O negócio é baseado no conceito auto serviço, que não é inovador, mas sim uma tendência do ramo, já que permite que o cliente escolha os sabores e o mesmo deposite a quantidade desejada no recipiente que melhor lhe satisfaça. A expansão e ampliação do mix de produtos e de sabores de sorvetes disponíveis faz parte da construção de diferenciação de sorveterias tradicionais, citadas anteriormente. O que o negócio se propõe alcançar é levar ao publico uma maior gama de sabores de sorvetes artesanais que estimule novas degustações e motivações.
...