Administração de Micro e Pequenas Empresas
Por: imortal2012 • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo
e Estrutura Patrimonial
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo
e Estrutura Patrimonial
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Alberto Pereira da Glória.
Anhanguera Educacional
2014
Formato Jurídico
O ser humano em geral sente a necessidade de liberdade, pensando nisso o mais interessante e vantajoso seria uma firma individual, por ser constituída por uma única pessoa do que qualquer tipo sociedade. Quem nunca pensou em abrir uma empresa? ou “ser dona do próprio nariz?”. Hoje em dia as firmas individuais são as mais comuns no mercado, representando 80% dos negócios, no geral é formada pela população autônoma e microempreendedora. De acordo com Gropelli e Nikbaht (2010), "é a forma mais antiga de organização empresarial pertencente a apenas uma pessoa". Esse tipo de negócio mesmo representando uma grande parte do mercado, em termos econômicos representa apenas 10% da receita total dele.
Dentre as naturezas jurídicas de firma individual, eu escolheria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – E.I.R.E.L.I., que foi criado recente em 2011. Para tanto cito algumas das vantagens e desvantagem desse tipo de empresa, vejamos:
VANTAGENS
- Formada por uma pessoa, a decisão do titular será suprema.
- Ao contrário de uma E.I. que todo a divida é de responsabilidade do proprietário e seus bens particulares podem ser solicitados como forma de pagamento de credores, no E.I.R.E.L.I., nesse mesmo caso os bens particulares do titular não serão solicitados;
- Facilidade para ser constituída, logo não a necessidade de aprovação de algum órgão regulador;
- Não há obrigatoriedade de ter um contador;
- Liberdade de escolha do modelo de tributação adaptado so seu tipo de atividade;
- Para cálculos de imposto de renda a renda do proprietário é inserida na renda anual da pessoa física. Agora as desvantagens.
DESVANTAGENS
- Capital mínimo exigido de 100 vezes o salário mínimo vigente;
- Recursos limitados para competir com as grandes companhias, a expansão dependente apenas da utilização de seus próprios recursos;
- A pessoa natural é limitada a constituir somente uma empresa nessa modalidade.
Por tanto as vantagens sobre saindo as desvantagens, sendo interessante ao empresário e ao microemprendedor optar por esse tipo de formato jurídico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERRONATO, Airton João. Gestão Contábil-Financeira de micro e pequenas empresas: sobrevivência e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2011.
...