Administração de Produção: ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Por: Newson Cruz • 13/2/2016 • Trabalho acadêmico • 575 Palavras (3 Páginas) • 272 Visualizações
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Engenharia e administração são duas áreas de conhecimentos interligas. Um engenheiro, para desenvolver bem o seu papel dentro de uma organização, deve saber liderar, controlar e gerir, e na sociedade atual, em que os engenheiros estão cada vez mais assumindo o papel de gestores, apenas entender de números e processos não se é suficiente para ser um bom profissional.
Segundo a administradora Sara Silva, “As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de bens e serviços”.
Para uma produção eficiente, os recursos de transformação necessários dentro de uma organização, sejam eles humanos, materiais, financeiros, de informação, espaço ou tempo, devem ser geridos por pessoas qualificadas, que saibam fazer a correta e eficiente divisão do trabalho.
Os processos de transformação das organizações têm sempre um começo, meio e fim, e essas sequências de atividades devem obedecer a ordem imposta para a produção dos bens e serviços finais. Esses processos de transformação incluem além da produção a administração de encomendas, que é referente à transformação de um pedido específico de um cliente em uma mercadoria, e a administração de recursos humanos, que é relacionada a transformação da necessidade por mão de obra para se produzir em empregos para as pessoas.
Com o objetivo básico de fornecer o produto ou serviço da organização, a produção da mesma pode ser em massa, com a produção de um grande número de produtos idênticos, ou por processo contínuo, onde o fornecimento do produto ou serviço ocorre de forma ininterrupta.
Para que essa grande quantidade de produtos seja vendida se faz necessário um bom planejamento de marketing organizacional, utilizando-se de pesquisas de mercado, promoções, divulgação da arca e produtos, e realizando investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento, que fica responsável por transformar as informações de marketing e as ideais relacionadas à produção nos produtos finais.
Tudo isso está relacionado ao princípio-base de obtenção de retorno financeiro em sua capacidade máxima, onde a administração dos investimentos, financiamentos, do controle e da destinação dos resultados objetivam eficácia na utilização dos recursos organizacionais,
Outro setor de grande importância no meio da administração de produção é a parte dos recursos humanos, que fica responsável pela área de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho, higiene, saúde, segurança, administração pessoal e funções pós-emprego. Tudo isso para as organizações aperfeiçoarem a sua produção e serem capazes de resolverem problemas comuns a toda à população.
O desempenho em relação a essa produção pode ser dividido entre eficiência e escala, sendo que a eficácia indica apenas que a organização consegue realizar seus objetivos, e a eficiência diz respeito à forma econômica pela qual a empresa utiliza os seus recursos, sendo esta a desejável para todos os tipos de organização.
Não importa a formação de qualquer funcional que trabalha dentro de uma organização, se ele administra qualquer tipo de recurso ela já é automaticamente um administrador, e
...