Administração e produção
Por: abelmacedo22 • 3/11/2015 • Monografia • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 187 Visualizações
A SMH Indústria e Comércio Exportador de Rochas Ornamentais Ltda é uma empresa do Sul do Estado do Espírito Santo, tem como nome fantasia SMH e atua no setor de mármore e granito. Sua atividade econômica principal é aparelhamentos de placas em mármore, granito, ardósia e outras pedras. Está situado na Rodovia Atílio Vivácqua x BR 101, s/nº, localidade de Amapá, Município de Atílio Vivacqua – ES, em uma área total de 150.000 m² sendo a área construída de 90.000 m².
SMH é uma empresa de médio Porte com aproximadamente 40 funcionários no setor de produção e 10 no setor administrativo que industrializa e comercializa produtos próprios. Seus principais departamentos são: Diretoria, Gerência Administrativa, Gerência Financeira, Gerência Comercial MI e Gerência de Produção.
A SMH foi fundada em 16 de setembro de 1993 tem na sua maioria funcionários com escolaridade do ensino médio completo e vem sempre incentivando seus colaboradores a estudar e aprimorar em novos cursos.
A empresa tem como seu principal responsável o Srt. Joanita Gomes, administradora de empresas e começou a atuar no ramo de rochas ornamentais por volta de 1978 em uma das maiores empresas de rochas ornamentais na ocasião, estimulado por pais e amigos mais velhos começou a dar seus primeiros passos no ramo de mármore e granito.
A empresa possui um perfil democrático que permite canais de comunicação entre as gerências, funcionários e seus clientes e garante que as idéias, críticas e sugestões dos indivíduos não sejam descartadas ou sufocadas por falta de tempo dos gestores ou por incapacidade da empresa de organizar esses dados.
O recrutamento de pessoas da SMH é feito mediante a necessidade de cada setor da empresa e apenas se concretiza após autorização da própria diretoria da empresa. Cada setor passa sua necessidade para os diretores que em seguida autoriza o setor departamento de pessoal a realizar pesquisa de seleção de pessoas. Após levantamentos realizados o gerente do setor solicitante, departamento de pessoal e diretoria definem a contratação do melhor candidato, mas a palavra final é sempre da diretoria da empresa. Em algumas situações quando a contratação é muito importante na questão estratégica da empresa, como contratação de gerentes ou vendedores a entrevista é realizada pelos diretores da empresa.
A empresa utiliza os seguintes métodos de recrutamento de pessoas: interno, externo e misto. Segundo os administradores o recrutamento interno consiste na divulgação de vagas e busca de mão-de-obra dentro da própria empresa, contemplando apenas os funcionários que nela trabalhão e que possam vir a ser aproveitados em outras vagas (novas ou antigas). Essas divulgações são feitas através de cartazes em locais de grande circulação de funcionários como copa, refeitório, corredores etc. Mas também pode ser feita através de e-mails, circulação interna e comunicados formais. Uma das grandes vantagens é aproveitar a valorização dos funcionários da empresa, uma vez que estes se sentem privilegiados por ser a primeira opção de contratação da empresa, e pelo fato de, muitas vezes, esta contratação ser configurada como uma promoção para o funcionário que troca de setor e função.
Outro recrutamento utilizado pela SMH é o externo, pois consiste na divulgação de vagas em aberto de forma externa à empresa, ou seja, ela visa apenas os funcionários de outras empresas ou que estejam desempregados, desconsiderando seus próprios funcionários neste processo. O método mais utilizado pela empresa é avaliação dos arquivos de currículos da empresa, abastecido em outros processos seletivos ou indicações de outras pessoas de confiança dos gerentes e diretores.
A empresa utiliza também o recrutamento misto, ou seja, busca de candidatos às vagas em aberto dentro e fora da empresa, mesclando as formas de divulgação de vagas e captação de candidatos.
A seleção de pessoas é realizada pelo departamento de pessoal com gerente Administrativo ou gerente de produção, isso ocorre por que se trata de uma empresa indústria que possui setores administrativos e setores de produção. Quando a vaga possui muitos candidatos a empresa adota testes para seleção de pessoas como exemplo raciocínio lógico.
A Direção da SMH estabeleceu processos de comunicação adequados a sua realidade e organização, visando transmitir informações a seus colaboradores sobre a atuação, objetivos e atividades da empresa e também sobre a eficácia, além de coletar idéias dos seus colaboradores. Esses processos são: memorandos internos, quadro de avisos, reuniões, cartazes, faixas ou outro meio que se fizer necessário.
È realizado na empresa análises críticas do SGQ da SMH. Essas análises são realizadas, no máximo, a cada três meses. Nessas reuniões são avaliadas as oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças no SGQ.
A SMH assegura que seu pessoal possui adequada competência para as atividades que exercem, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriadas. A empresa busca o aprimoramento de seus funcionários promovendo cursos de capacitação na própria empresa ou fornecendo condições para que o funcionário o faça em outras instituições.
Todo colaborador pode propor, a qualquer momento, uma capacitação ao Departamento De Pessoal. Cabe a Direção avaliar a proposta, verificando sua necessidade, e decidir pela realização ou não da capacitação. Essa capacitação pode ser realizada na própria empresa ou pode ser externa, caso seja necessário.
Após a realização das atividades de capacitação é feita uma avaliação da sua eficácia. Essa análise é de responsabilidade do Departamento de Pessoal, Chefias ou Diretoria. Caso não seja considerado eficaz, deve ser definida uma ação corretiva.
A renumeração de seus funcionários é realizada da seguinte forma: valor fixo mensal, horas extra, produção e comissão. Os pagamentos são feitos em duas etapas adiantamento salarial que é depositado todo dia 20 de cada mês e o complemento todo dia 05 de cada mês juntamente com os acréscimos informados acima.
Para o setor administrativo além da hora extra quando ocorre o valor acrescentado no salário é referente comissão de vendas, o setor de produção é pagamento por produção. Essa é uma estratégia utilizada pela empresa que tem como objetivo motivar seus funcionários para realização própria, produzir com eficiência e qualidade, garantir o envolvimento e a participação de todos os profissionais da organização nas metas da empresa.
A empresa assegura que sua infra-estrutura, instalações prediais, equipamentos e serviços de apoio, são adequados ao seu processo produtivo e também aos
...