Administração - relatório filme O negociador
Por: YamiMarik • 19/4/2015 • Resenha • 507 Palavras (3 Páginas) • 2.896 Visualizações
RELATÓRIO SOBRE O FILME: A NEGOCIAÇÃO
Nome Original: The Negotiator
Elenco: Samuel L. Jackson, Kevin Spacey, Ron Rifkin, John Spencer, J.T. Walsh
Direção: F. Gary Gray
1578107330 – Andrey dos Santos Ribeiro
O filme retrata a história de um negociador chamado Danny Roman (Samuel L. Jackson), que é vitima de uma armação policial para incriminá-lo após a morte do seu parceiro, aplicando várias técnicas para negociar com outros personagens do filme, sendo elas extremas ou básicas.
Danny trabalha todo o seu processo de negociação com os outros personagens, sempre procurando estar a frente de seus “oponentes”, trabalhando a variável Poder. Em um momento ele está frente a frente com um oponente que está visivelmente com medo de negociar com ele, pois lhe falta informação, tempo, e poder perante Danny. O seu oponente demonstra falta de experiência, pois começa a gaguejar e se perde dentro da negociação, assim deixando Danny com total controle da situação.
Ele trabalha as 3 variáveis da negociação em todos os momentos do filme, sempre demonstrando superioridade perante seus oponentes, e bem informado do assunto. Assim que Danny percebe que seus oponentes estão desinformados e totalmente sem preparo para negociar, ele toma controle da situação e simplesmente “comanda” o seu oponente, deixando ele sem ter o que fazer.
No final do filme, outro personagem chamado Chris Sabian, usa uma técnica arriscada para fazer o “vilão” Frost se entregar indiretamente, ele atira em Danny com o intuito de fazer Frost acreditar que Sabian estava do seu lado, fazendo ele confessar todo o esquema de desvio de dinheiro que havia esquematizado com outros policiais. Chris trabalha as variáveis da negociação quando :
- Tempo : Quando Chris começa a “enrolar” Frost para pensar em uma decisão para que conseguisse sua confissão no esquema de desvio de dinheiro.
- Informação : Chris trabalha em cima dessa variável específica quando começa a citar alguns atos que ele havia sido informado antes por Danny, assim fazendo Frost entender que ele sabia do assunto que se tratava na conversa.
- Poder : Por último e não menos importante, Chris arrisca todo o seu poder na negociação em que estava enfrentando, atirando em Danny de uma forma que Frost acreditasse que ele estavado seu lado, assim passando todo o suposto “poder” da negociação para Frost, fazendo ele pensar que ainda estava no controle da situação, e assim conseguindo uma confissão do próprio de uma forma que ele não percebesse.
...