Agronegocio
Por: eduardomarcilio1 • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.855 Palavras (16 Páginas) • 150 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO UNISEB INTERATIVO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ANDREILDO BALDO DE SOUSA
RESPONSABILIDAE SOCIAL
São Joaquim da Barra - SP
2011
ANDREILDO BALDO DE SOUSA
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Trabalho de Relatório de Estágio Supervisionado (I) apresentado ao Curso
de Graduação em Administração com Habilitação em Administração apresentado ao Centro Universitário Uniseb Interativo como pré requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Administração.
TUTOR: DARRY EVERSON DE CAMPOS
São Joaquim da Barra - SP
2011
RESUMO
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Responsabilidade Social é uma prática, um conceito apenas ou a soma dos dois? A partir da década de 1990, desenvolver a cultura da Responsabilidade Social tornou-se quase um imperativo de gestão para as empresas que pretendem se manter competitivas em seus respectivos mercados. Muitas, porém, tateiam o terreno, míopes, e não encontram o caminho para o que deve ser um legítimo programa de Responsabilidade Social. Abrem-se assim os flancos para as críticas. As organizações empresariais, graças à riqueza que acumulam e que têm o potencial de concentrar, trazem em si o grande potencial de mudar e melhorar o ambiente social. Outros valores passaram a fazer parte do objetivo da empresa. A maximização do acionista ainda é um dos objetivos, mas dificilmente será plenamente autêntico se outros objetivos não forem cumpridos, como as responsabilidades sociais e ambientais. Os administradores passaram a preocupar-se mais com as pessoas e o meio em que interagem. A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente deixou de ser apenas uma postura frente às imposições para transformar-se em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade. Compreender essa mudança de paradigma é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Este cenário que, a princípio, parece colocar as organizações em xeque, no que diz respeito às suas relações com a natureza,deve ser encarado como uma oportunidade para que elas passem a implementar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa a exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas.
Palavras-chave: responsabilidade, social,empresas,ambiente,funcionários.
Sumario
1.0 Referência: Responsabilidade Social Empresarial
1.1 Introdução
2.0 A Organização
2.1 História e Evolução
2.2 Produtos/Serviços oferecidos
2.3 Demonstrativos (Indicadores)
2.4 Demonstrativo (Valor Adicionado)
2.5 Produção e Qualidade
2.6 Certificações.
3.0 Sistema de Gestão Empresarial
3.1 Responsabilidade Social e Seus Principais Indicadores em 2010
3.2 Relações de trabalho
3.3 Código de Ética (Política)
3.4 Normas de Conduta, Visão e Missão Empresarial
3.5 Clima Social de trabalho da Organização
3.6 Processo de Capacitação Profissional
3.7 Qualidade de Vida e o Trabalho
3.8 Responsabilidade com a sociedade e o meio Ambiente
3.9 Relacionamento os demais departamentos da empresa.
4.0 Considerações Finais
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Responsabilidade Social Empresarial
Empresa concedente: Usina Alta Mogiana S.A. Açúcar e Álcool
1.0 Referência: Responsabilidade Social Empresarial
1.1 Introdução
Este estudo tem como objetivo traçar um histórico e discutir os principais conceitos
relacionados à temática da Responsabilidade Social Empresarial da empresa Usina Alta Mogiana. Atualmente, dada a relevância do tema, a Responsabilidade Social deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas. Quando se aborda o tema são recorrentes discussões acerca da ética empresarial ligada ao marketing social, por exemplo.O termo Responsabilidade Social implica em uma forma das empresas conduzirem seus negócios “de tal maneira que as tornem parceiras e co-responsáveis pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes envolvidas no negócio (stakeholders): acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente, de forma a conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos.Por ser a Responsabilidade Social Empresarial uma forma de gestão estratégica que vai muito além da obrigatoriedade legal e do marketing social, e por tanto a Usina Alta Mogiana é uma empresa destaque no cenário regional, e sua diretoria, gestores e colaboradores entendem que esse destaque consolida a partir de atitudes corretas, legais e acima de tudo éticas.
...