Aiidade de Aprofundamento - AP II
Por: te-soares • 19/4/2016 • Trabalho acadêmico • 476 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Curso: Tecnólogo em Processos Gerenciais |
Disciplina: Princípios da Administração e Marketing |
Tutor: Helio Omura |
Aluna: Maitê Nunes Soares |
RA / RGM: 16231767 |
Polo: Porto Alegre |
DIFERENÇAS ENTRE: BENS DURÁVEIS, BENS NÃO DURÁVEIS E SERVIÇOS
O presente trabalho tem por finalidade elucidar os conceitos e diferenças entre bens duráveis, bens não duráveis e serviços. Dentro do composto mercadológico é primordial que o produto seja abordado da maneira mais detalhada possível, a fim de que se obtenha sucesso nos processos seguintes. Sendo assim, é fundamental o conhecimento das definições de produto.
O produto é o resultado da produção, que visa atender às necessidades reais ou imaginárias. É o que se oferece, de fato, aos clientes. Pode ser tangível ou intangível; classificados em bens duráveis ou bens não duráveis os tangíveis e os serviços em intangíveis.
Bens Duráveis: São os produtos cuja vida útil não terminam com o consumo em si, o que pode ocorrer é o desgaste natural ou depreciação com o tempo devido ao uso. Exemplos existentes no mercado são os veículos (carros, caminhões, moto, etc.), móveis (cadeiras, armário, mesas, etc.) e demais objetos que não se desgastam instantaneamente.
Bens Não Duráveis: Essa classificação de produtos tem como característica a não durabilidade, ou seja, produtos perecíveis, podendo se esgotar no primeiro consumo ou em pouco tempo após sua aquisição; são itens de consumo imediato. Bons exemplos são os alimentos (frutas, biscoitos, bebidas, chocolate), materiais de limpeza (sabão em pó, detergente, alvejantes), cosméticos, remédios, etc.
Serviços: É um conjunto de atividades realizadas por empresas ou pessoas a fim de satisfazer necessidades ou expectativas, mediante remuneração ou gratificação. São bens perecíveis, pois não há como armazenar, intangíveis, heterogêneos - pois nunca obteremos dois serviços idênticos, e também tem como característica a ausência de posse, visto que existe o direito de uso, de acesso, mas não a posse ou propriedade, de fato. Exemplo de serviços existentes: Banco do Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hospital de Clínicas, academias, estéticas, etc.
Acredito que a análise e estudo dos tipos de produtos é um assunto de grande relevância e me fez refletir sobre como todas as ações acerca de um negócio são baseadas na definição e conhecimento dos mesmos, pois não só o marketing, que é determinado por fatores como o público alvo, demanda, etc., mas a logística (transporte, armazenamento, distribuição), preço, necessidade de mão de obra para a produção e tudo o que envolve um produto comercializado é norteado dentro das classificações ora estudadas.
Conhecer as diferenças do que é um produto e suas classificações é o início de todo o processo que envolve o planejamento, execução e a finalidade, seja qual for o objetivo.
REFERÊNCIAS
Material Teórico da Unidade II – Conceitos de Marketing e Planejamento Estratégico;
https://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_(marketing);
;
http://conceito.de/servico;
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/62987/definicao-de-produtos-e-servicos.
Conceito de serviço - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/servico#ixzz40XRnE3AJ
...