Analise Textual
Por: mss18 • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 884 Visualizações
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Curso: Administração.
Disciplina: Português Instrumental.
Alunos: Mayara Silva dos Santos. RA: 11860.
William Carlos de A. Cunha. RA: xxxxx.
Professor: Nailton Santos de Matos.
1) Análise Textual:
O texto trata-se de uma monografia por parte de Eneida Maria Erre Araújo e Ilzeni Silva DIas, onde ambas afirmam a importância do uso da norma culta no mercado de trabalho.
No vocabulário há momentos em que o padrão formal é utilizado, geralmente por parte das autoras e de forma coloquial por parte dos entrevistados.
2) Análise Temática:
I- O texto menciona a importância de se usar a linguagem formal e consequentemente as desvantagem que o mal uso desta proporciona à população. Por vezes, grandes oportunidades são perdidas pela falta de pessoas que tenham o domínio da língua portuguesa.
II- Esquema:
- As empresas esclarecem com base em fatores importantes na história da administração, os motivos de o uso correto da língua portuguesa ser tão importante nesses últimos tempos.
- O toyotismo deixa registrado que há a necessidade de boa comunicação entre os funcionários e a partir de então, um padrão para a fala e a escrita foi adotado.
- Há a percepção de que a excelente qualificação por si só, não basta, porém com uma boa linguagem a capacidade e a produtividade do funcionário só tendem a aumentar e melhorar.
- Com o domínio da língua portuguesa, os funcionários passam a ser vistos não apenas como meros empregados, mas sim como colaboradores de amplo conhecimento, além de capazes e hábeis.
- As empresas começam a se preocupar em manter uma boa comunicação com seus colaboradores, e a partir de então, contratações e promoções passam a ser sinônimos de boa conduta no que diz respeito à comunicação formal.
- Conclui-se então, que a habilidade da boa comunicação é fator primordial para o sucesso ou fracasso da empresa.
- Finalmente a língua ganha seu devido espaço e importância no desempenho profissional e consequentemente novos investimentos voltados para o desenvolvimento da área se tornam necessários.
III- Resumo:
Analisando o texto "O domínio da norma culta da língua portuguesa como determinante de inclusão/exclusão no mundo do trabalho", vemos que houve a necessidade de algumas mudanças serem implantadas no mercado de trabalho. Dentre elas podemos citar a teoria de Taylor, que defendia que a atividade dos funcionários deveria ser milimetricamente calculada e silenciosa, o que na verdade é um método ultrapassado, pois segundo os estudos citados na monografia das autoras, Eneida Maria Erre Araújo e Ilzeni Silva Dias, as ideias propostas pelo Toyotismo são as que melhor surtem resultados.
O Toyotismo propõe a expressão dos funcionários, ou seja, a empresa espera que haja comunicação por parte de seus colaboradores, para ambas as partes caminhem para a excelência.
A habilidade de comunicação é tão importante que hoje em dia, há empresas que durante o processo de admissão do funcionário avaliam não somente a formação, qualificação e desempenho, mas principalmente o domínio da norma culta da língua portuguesa.
As autoras concluem sua monografia ressaltando a importância de novos investimentos na área, para que assim não só o desenvolvimento da empresa esteja em alta, afinal todas as áreas necessitam do bom uso da língua.
...