Análise da cadeia logística do gerenciamento de fluxo de materiais
Seminário: Análise da cadeia logística do gerenciamento de fluxo de materiais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: altinacosta • 13/9/2014 • Seminário • 1.400 Palavras (6 Páginas) • 418 Visualizações
Objetivo do Desafio
Elaborar uma Análise da Cadeia de Logística de Administração de Materiais e propor
sugestões de melhorias.
ETAPA 1
Esta atividade é importante para que você conheça a relevância de gerir bem os
recursos materiais e patrimoniais da empresa, uma vez que da administração de materiais
depende a sequência das operações do processo produtivo. O propósito desta etapa é
conhecer como é o funcionamento da administração dos recursos materiais e patrimoniais.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Ler as partes 1, 2 e 3 do Livro-Texto da disciplina (identificado ao final da ATPS), que tratam
dos principais conceitos sobre administração dos recursos materiais e patrimoniais.
Nota
O grupo terá autonomia para acrescentar informações de sites a seu critério, desde que estes
sejam confiáveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponível no
AVA, que apresenta uma série de referências bibliográficas e não se esqueça de anotá-las.
INTRODUÇÃO
A Logística pode ser entendida como a área da Administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias (MARTINS & ALT, 2006). Atualmente a Logística vem sendo utilizada como ferramenta de competitividade pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com aprodução e armazenagem.
A administração da logística é o acompanhamento de toda movimentação e armazenagem do produto, ela abrange um conjunto de planejamento, operação e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e principalmente das informações da empresa, integrando de forma racional as funções sistêmicas, desde suprimentos, produção, armazenagem até a distribuição, assegurando desta forma as vantagens competitivas e nível de serviço na cadeia de distribuição e, consequentemente, a satisfação dos acionistas e dos clientes.
Essa área compreende muito mais do que o simples controle de estoques, envolve um vasto campo de relações que são interdependentes e que precisam ser bem geridos para evitar desperdícios e tem por finalidade principal assegurar o continuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.
Atualmente as empresas contam com vários recursos para maximizar o sistema logístico, diminuir custos e proporcionar vantagem competitiva, e é uma das atividades de gestão mais importantes para as empresas, atuando de forma administrativa e estratégica
Passo 2 (Equipe)
1 Ler as páginas 107 a 109 do livro a seguir indicado:
• VIANA, João José. Administração de Materiais. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
2 Fazer uma reflexão sobre a importância da administração dos recursos materiais e
patrimoniais. Texto disponível em:
• <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_Jxz
reNM-
0wNzYwZDRjMmEtNGRkYi00MjNkLWJkNjEtNzc3ZTgxN2EzOWU0&hl=pt_BR>.
Acesso em: 26 maio 2013.
3 Anotar os pontos principais que contribuem com a realização do desafio.
Administração - 8ª Série - Administração de Materiais e Logística
Fernanda Serotini Gordono
Pág. 4 de 4
A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Recursos são fatores da produção, normalmente são bem vastos e importantes, podemos dizer que são o conjunto de riquezas da empresa e primordiais na fabricação do produto final ou serviço.
Os principais recursos para uma organização poder operar, produzirprodutos e serviços para atender a demanda são os patrimoniais. Exemplo: Prédios ou instalação, terrenos, maquinas e equipamentos. Já os recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Exemplos: Estoque, materiais auxiliares e matéria-prima.
A administração de material corresponde ao planejamento, organização, direção e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, obtenção, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma empresa, seja ela de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços, pública ou privada, pode ser definida também como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa a garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.
Uma empresa precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais, para que gere riqueza. O planejamento deve balancear os objetivos conflitantes entre as diversas áreas da empresa e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados adequadamente.
Nos diasatuais, onde a competição entre empresas é acirrada, ganhar dinheiro com altas margens de lucro tornou-se inviável, daí surgiu a importância da redução dos estoques e da agilização dos processos de aquisição – comprar grandes quantidades não é compensador. Simplesmente
...