A eficácia do gerenciamento de materiais, como isso afeta organizacional e economicamente na empresa
Pesquisas Acadêmicas: A eficácia do gerenciamento de materiais, como isso afeta organizacional e economicamente na empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mickaelbass • 20/2/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.380 Palavras (10 Páginas) • 509 Visualizações
⦁ introdução
O seguinte trabalho tem como objetivo, mostrar a eficácia da administração de materiais, como esta influencia de forma organizacional e econômica na empresa.
Serão apresentadas formas de armazenamento e controle de mercadorias e de como funciona a logística. Bem como os problemas enfrentados pelas empresas que não utilizam desta prática, pois tem suas despesas aumentadas e diminuição nos seus lucros.
E para a melhor compreensão, será apresentado um caso de insucesso de uma empresa que não utilizou da administração de materiais bem como o funcionamento da logística.
⦁ 2 JUSTIFICATIVA
A falta de controle no estoque poderá acarretar na falta de produtos necessários e muito vendáveis, e no excesso de produtos com menor saída, além do extravio de mercadorias trazendo maior custo e prejuízo para a empresa.
Quando uma empresa tem a atuação da administração de materiais, ela consegue assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa. As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado.
Então para que problemas como esses citados acima não ocorram, faz-se necessário dar ênfase a administração de materiais, pois é nesse setor que toda mercaria terá seus devidos cuidados.
3 TEMA
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
CONTROLANDO OS ESTOQUES
⦁ OBJETIVOS
⦁ 4.1 - OBJETIVO GERAL
Enfatizar a importância da Administração de Materiais para a indústria.
⦁ OBJETIVOS ESPECÍFICOS
⦁ Conceituar Administração de materiais;
⦁ Definir sua finalidade;
⦁ Apresentar métodos de armazenamento de materiais;
⦁ Apresentar métodos de controle de armazenamento de materiais;
⦁ Mostrar como funciona a logística;
⦁ CRONOGRAMA
Atividade Data
Processo seletivo e resultado Junho/2013
Período das aulas 25/06/2013 a 07/02/2014
Período de pesquisa e elaboração do TCC 30/01/2014 a 06/02/2014
Apresentação do TCC 07/02/2014
⦁ DESENVOLVIMENTO
A Administração de Materiais é um subsistema do Sistema-Empresa. Seu enfoque fundamental é determinar o quê, quanto e como adquirir ao menor custo - desde o momento de sua concepção até seu consumo final - para repor o estoque.
A Administração de Materiais tem por finalidade principal assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa.
Existem varias formas de armazenamento de materiais, e para isso deve ser considerado alguns itens:
⦁ Volume das mercadorias / espaço disponível;
⦁ Resistência/ tipo das mercadorias (itens de fino acabamento);
⦁ Numero de itens;
⦁ Temperatura, umidade, incidência de sol, chuva, etc.;
⦁ Manutenção das embalagens originais/ tipos de embalagens;
⦁ O sistema de estocagem escolhido deve seguir algumas técnicas imprescindíveis.
Na administração de materiais, as principais técnicas de estocagem são:
Carga unitária: Dá-se o nome de carga unitária a carga constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam uma certa quantidade de material para possibilitar o seu manuseio, transporte e armazenamento como se fosse uma unidade. A formação de carga unitária através de pallets. Pallet é um estrato de madeira padronizado, de diversas dimensões. Suas medidas convencionais básicas são 1.100mm x 1.100mm, como padrão internacional para se adequar aos diversos meios de transportes e armazenagem;
Caixas ou gavetas: É a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas, e alguns materiais de escritório; materiais em processamento, semi acabados ou acabados. Os tamanhos e materiais utilizados na sua construção serão os mais variados em função das necessidades especificas de cada atividade.
Prateleiras: É uma técnica de estocagem destinada a materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas. Também como as caixas poderão ser construídas de diversos materiais conforme a convivência da atividade. As prateleiras constituem o meio de estocagem mais simples e econômico.
Raques: Os raques são construídos para acomodar peças longas e estreitas como tubos , barras, tiras, etc.
Empilhamento: trata-se de uma variante da estocagem de caixas para aproveitamento do espaço vertical. As caixas ou pallets são empilhadas uns sobre os outros, obedecendo a uma distribuição equitativa de cargas. Container
...