Análise do Filme O Lobo de Sall Street
Por: Lara Rodrigues • 22/5/2019 • Trabalho acadêmico • 545 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Filme: O Lobo de Wall Street
Introdução
O filme trata-se da adaptação da autobiografia de Jordan Belfort, um corretor de ações, e que a meu ver é marcado por uma trajetória cheia de excessos, mas devo destacar que tem muito a ensinar sobre vida, trabalho, dinheiro e capitalismo. Ele que ficou milionário começando uma empresa de investimentos, a Stratton Oakmont, do zero. A firma praticava fraudes de seguro e corrupção em Wall Street na década de 90. Ele até tentou ir à legalidade, andando no limite, mas logo tudo virou uma farsa e sua jornada ficou marcada por dar um golpe atrás do outro.
Desenvolvimento
O Lobo de wall street mostra o lado bom e o lado ruim do setor financeiro e seus capitalistas que vivem do dinheiro e da ambição. Jordan Belfort é corajoso, destemido, impetuoso. É um corretor persuasivo, que usa toda a sua experiência e conhecimento através da malandragem para atingir seus próprios interesses. Usa o poder do conhecimento e da experiência do mercado de ações para entrar em contato com o público alvo através de ligações, com propostas imperdíveis e assim obtendo êxito no mercado. Por outro lado, tudo isso o levou a cometer excessos, onde o dinheiro também o leva a um mundo cheio de drogas, escândalos, fraudes e nenhum limite, onde são escancarados de uma forma incrivelmente deslumbrante, e que marca a personalidade e trajetória de sua vida. Entretanto a grande lição em que devemos absorver do filme é sobre não ficar a espera de oportunidades e sim cria-las, pois a personalidade dele era de fazer acontecer tudo aquilo que almejava, sem destemor. Sua facilidade em convencer as pessoas e a forma como lida com todos na sua empresa, é seu diferencial, e isso faz com que seu sucesso financeiro seja tão rápido e certeiro.
Conclusão
Para o mundo das organizações podemos tirar diversas lições a partir da análise do filme. Uma delas está em volta dos discursos feitos pelo personagem onde deixa marcada: a motivação. Pois ele sabia como se manter motivado e também motivar sua equipe, onde eu julgo imprescindível, atos como esses, de líderes nas organizações. Consegui enxergar outra grande lição passada por Belford: o foco. Além de grande determinação. Como sempre ouvimos, a capacidade de manter-se perseverante e focado são características dos empreendedores de sucesso. Salvo as coisas ruins que serviam como base para o sucesso da empresa, uma coisa era certa: todos seguiam com resistência os valores gerais da empresa e usavam isso para ganhar dinheiro. A equipe era coesa, com foco na missão da corretora. Mas, vale destacar que devemos ter honestidade e seguir valores justos sem enganar o próximo para se dar bem. A lição que posso dar maior destaque e para finalizar é: o uso de argumentos. Para vender suas ideias, serviços ou produtos, é preciso estar sempre com argumentos prontos, junto com as melhores estratégias e técnicas nos conteúdos para o sucesso no mundo das organizações. O grande domínio na persuasão, que Jordan Belfort possui, o fez chegar a pouco tempo ao seu objetivo, que era sucesso financeiro. Por isso dou enfoque maior a essa lição, o caminho para se construir uma organização de sucesso e nossa trajetória de vida podemos absorver e nos espelhar nos pontos positivos
...