Análise do filme “O que as mulheres gostam” relacionado com o tema MARKETING
Por: Snara Gaby • 23/5/2017 • Resenha • 468 Palavras (2 Páginas) • 4.293 Visualizações
UFPB – Campus I – João Pessoa[pic 1]
Centro: CCHLA – Curso: LEANI
Disciplina: Fundamentos da Administração
Análise do filme “O que as mulheres gostam” relacionado com o tema MARKETING
O filme transmite, de forma descontraída, o ponto principal do marketing, a saber, a busca por conhecer as demandas do outro e ser capaz de satisfazê-las. Ao adquirir a habilidade sobrenatural de escutar o que as mulheres estão pensando, o personagem principal Nick, passa a se beneficiar do seu “poder” para se dar bem no trabalho, assim como para se aproximar de mulheres. Parece ter sido proposital, da parte do autor, a relação entre o poder de ler a mente alheia, com o trabalho de Nick, que é na área de marketing. Em um primeiro momento Nick não gosta da sua nova habilidade, mas logo vê que pode se beneficiar dela de diversas formas. Ele passa a manipular as pessoas para chegar ao seu objetivo, seja esse atrair uma mulher, ser valorizado no trabalho, ou mesmo se reconciliar com sua filha adolescente.
Segundo o nosso livro base, uma das definições mais aceitas para Marketing, é: O processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos de indivíduos e organizações. Existem três pilares básicos para a compreensão do marketing: o foco na satisfação do cliente, a integração de todas as atividades da organização na satisfação do cliente e a realização dos objetivos da organização e todos os três pontos podem ser encontrados no filme, por exemplo: há uma reunião de trabalho onde todos recebem produtos femininos diversos para trabalhar o marketing em cima daquele produto, para isso, os funcionários começam a tentar pensar o que faria uma mulher comprar aquele determinado produto, e mesmo os homens, que talvez nem conhecessem o produto, começam a buscar a razão que pode atrair as consumidoras. Podemos ver nesse momento que, embora seja uma cena que nos faz rir, esta está completamente embasada na concepção do que é marketing e de como as empresas pensam para conseguir vender seus produtos. O que faz o filme interessante é o fato de Nick usar sua habilidade não apenas no seu trabalho, mas também, leva-la para a vida pessoal em assuntos bastantes triviais, do ponto de vista empresarial.
A relação do filme com o tema proposto é muito clara, e nos faz refletir sobre como poderíamos manipular as pessoas se pudéssemos saber o que se passa nas suas mentes. Concluo com uma frase de Nick, dita quando ele discutia com uma amiga do trabalho sobre um novo empreendimento no qual estavam tentando entrar: “Eu não sei nada sobre o produto que você está escolhendo, mas eu acredito que eu posso vender qualquer coisa, desde que eu saiba quais são as necessidades dos compradores”.
...