TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises e Decisões Estratégicas na Petrobras Biocombustível

Por:   •  31/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        

EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO

Análises e Decisões Estratégicas na Petrobras Biocombustível

 

Unidade: Vila Prudente

Turma: 61

Sala: 211

Período: Noturno

Nomes:                                                    R.A:

Sarah Hadz                                                3021104932

Thais Araújo                                               3021100162

Thais dos Santos Gomes                          3021100952

Thamires Correa Delfino                         3021103521

Questões

1. Quais eram as principais Ameaças e Oportunidades MACROAMBIENTAIS da Petrobras Bio em 2013? Como as Ameaças e Oportunidades se apresentavam em 2020?

As principais ameaças ao macroambiente da PBIO em 2013 foram às perdas com a corrupção (que desviou cerca de R$6,6 bilhões dos cofres da PETROBRÁS), excesso de petróleo no mercado e queda no preço, ocasionando uma redução de aproximadamente 37% nos investimentos dos próximos 5 anos. Já as principais oportunidades da PBIO em 2013 foram à expansão da usina de biocombustível no estado de Goiás, em Quirinópolis e o plano de se tornar a maior usina de biodiesel do mundo. Em 2020 as ameaças continuam se apresentando da mesma maneira, exceto o fato de com todos os problemas a petroleira acabou entrando na crise do petróleo (assim com várias outras do mesmo ramo ao redor do mundo). E por fim, a PETROBRÁS viu como vantagem vender as ações da PBIO para o grupo São Martino, dizendo que os benefícios deste negócio são:

  • O crescimento de 25% nas misturas do biodiesel com o diesel comum,
  • Uma plataforma sustentável
  • E uma porta para a expansão no mercado, ocupando o 3° lugar do ranking mundial de biodiesel.

4.        Qual era a estratégia de Petrobras Bio em 2013? Como ela mudou em 2020? Avalie-a criticamente.

O plano era investir R$ 520,7 milhões na Boa Vista para transformá-la na maior usina de etanol do mundo. A meta era moer 8 milhões de toneladas de cana no ciclo 2014/15, 100% direcionados à produção do biocombustível. Mas, desde 2012, o avanço do projeto vinha mais lento, segundo o presidente do São Martinho, Fábio Venturelli. Neste ciclo 2013/14, a Boa Vista usará toda sua capacidade industrial para processar 4 milhões de toneladas de cana.

Já em 2020 a Petrobras iniciou um processo para venda da Petrobras Biocombustível, no Centro de Pesquisas (Cenpes) criaram tecnologias para a produção de biodiesel e biolubrificantes, a partir de óleos de diferentes matérias-primas e também cultivamos microalgas para a produção de biocombustíveis, biogás e bio-óleo, entre outras atividades.

Após investir tanto dinheiro e sofrer prejuízos bilionários no setor, a Petrobras preferiu vender as ações da Petrobras Biocombustível. Avaliando criticamente, podemos perceber que a empresa preferiu prosseguir com seu carro chefe, lucrando mais, porém visando menos as questões ecológicas de importância para o futuro e a natureza, além de que os veículos do país são antigos e em sua grande maioria não aceitam qualquer combustível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com