Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo
Tese: Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jovair1977 • 28/5/2013 • Tese • 1.934 Palavras (8 Páginas) • 693 Visualizações
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP
CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA – ANHANGUERA UNIDERP
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ESTATÍSTICA
CAMPO GRANDE
2012
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ESTATÍSTICA
CAMPO GRANDE
2012
1 INTRODUÇÃO
O desafio proposto nesta Atividade Prática Supervisionada é a construção de um Relatório, conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o lote em questão; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa.
A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.
Estudo de Caso:O aluno terá a função de atuar como supervisor do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregado de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “500 g”. Deverá se escolher uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar osprocedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação oureprovação de um lote para comercialização, lembrando que, segundo regras destaempresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5gramas).
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com Souza (2007), em seu artigo Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense, pode-se entender como aplicar conceitos básicos de ControleEstatístico de Processo, ou seja, o artigo consistiu em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificarparticularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Para tanto, utilizou-se dos principais tipos de gráficos de controle, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.
Consequentemente, o estudo apenas realizou análises estatísticas sobre os dados fornecidos, para possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, não desprezando qualquer informação e/ou inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico e não tanto empírico dos dados. Já, o artigo Conceito e Aplicações da Estatística, define Estatística como o conjunto de técnicas de pesquisas que envolvem o planejamento do experimento a ser realizado, coleta e análise de dados disseminando as informações, além de permitir o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento, fornecendo dessa maneira, técnicas para situações sujeitas a incertezas.
Segundo o mesmo, a Estatística pode ser usada na área médica fornecendo metodologia adequada que possibilita decidir sobre de um novo tratamento no combate á uma determinada doença, atuar em seu controle, no estudo da evolução e incidência; e na área tecnológica, depende de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas. Logo, no mercado de trabalho,também pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas, desde ciências naturais às sociais, como:
• Indústria: estudo de implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.
• Recursos Humanos:o setor de RH realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.
• Universidades e Instituições de Pesquisa:atuação como docente, ministrando disciplinas relacionadas á Estatísticas, assessorar pesquisadores de outras áreas dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas.
• Área de Demografia: estudo da evolução e as características da população.
• Área de Marketing e Análise de Mercado: decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, entre outros.
• Área Financeira e Bancária:departamento de seguros e análise atuarial, seleção de investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.
Assim, a estatística utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento, modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. (MILONE, 2003).
Por outro lado, pode-se aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se faça o planejamento, interpretação e principalmente a produção, obtendo a melhor informação a partir dos dados disponíveis. Logo, as possibilidades de aplicação da Estatística na área de Administração são:
• Estatística e análise exploratória de dados;
• Gráficos e Probabilidade;
• Medidas de tendência central e dispersão;
• Medidas de ordenamento e forma;
• Variáveis
...