As Condições de trabalho
Por: Ivan Expedito Mathias Leite • 14/2/2016 • Resenha • 362 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Condições de trabalho
Trabalho e emprego (pág.167 a 176) Ferreol, Gilles, Noreck Jean Pierre. Introdução a Sociologia. São Paulo; Ática, 2007.
O autor descreve nas paginas de sua obra as mudanças que trabalho teve e as melhorias que os trabalhadores conquistaram.
Com o avanço tecnológico, as inúmeras pesquisas voltadas para o Taylorismo, não são mais tão essenciais; hoje existem outras preocupações como: Gestão dos Recursos Humanos, imperativos da flexibilidade.
Os trabalhos operacionais também tiveram modificações ao longo dos anos, pesquisadores sociólogos e economistas foram reforçados a fim de estudar mais em relação aos métodos e maneiras de trabalho, permitindo uma melhor percepção dos fenômenos de reorganização das atividades produtivas. Com o avanço a produção em massa, característica do Taylorismo criada por Frederick W. Taylor foi perdendo força, as inúmeras explorações e péssimas condições de trabalho foram sendo denunciadas como também foram reivindicados: Participação na produção e desenvolvimento pessoal; a condição operaria e movimentos sociais também evoluíram. Os empregados passaram a ter participação nos lucros e nos resultados da empresa graças à reabilitação de certos valores.
O autor mostra através dos gráficos do taylorismo e gestão participativa que as mudanças foram bem relevantes, ou seja, a participação dos empregados em seu local de trabalho como: sugestões de melhores condições de trabalho, soluções de conflitos internos, são fatores que motivam e aumentam o grau de satisfação dos funcionários no local de trabalho.
Com tantas mudanças relacionadas ao trabalho e ao trabalhador, as pessoas estão cada vez mais procurando maneiras de se sentirem melhor em seu local de trabalho; e bem exigentes graças ao aumento de pessoas alfabetizadas, e estarem se aperfeiçoando mais, tornando uma sociedade informada e criadora de opiniões, decididas em relação aos seus objetivos.
A maioria ao sair de casa para arrumar um emprego leva em consideração não apenas o salário, mas as condições de trabalho como: Segurança, benefícios, reconhecimento profissional e possibilidade de crescimento dentro da empresa. Os empresários cientes desta mudança em relação ao perfil destes profissionais e da dificuldade de achar mão de obra qualificada procura acompanhar estas mudanças; porém ainda temos muito obstáculos a serem quebrados em relação a trabalho e emprego, possibilitando um ambiente bem melhor para se trabalhar.
...