As Habilidades de um bom comunicador
Por: 3431164 • 18/6/2018 • Relatório de pesquisa • 443 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
As habilidades de um bom comunicador
Atividade 1 – Provar para a alta direção da empresa que de fato a comunicação interna está impactando na área externa da empresa.
- Comunicação Interna:
Para Margarida Kunsh, a comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e seus colaboradores.
Um estudo feito pela Tower Watson com mais de 300 organizações ao redor do mundo em 2009, foi concluído que empresas com os melhores resultados financeiros sempre tinham um aspecto em comum: uma comunicação interna eficaz.
Segundo o estudo, as empresas bem-sucedidas estão sempre preocupadas em melhorar a comunicação interna, adotando novas ferramentas e investindo em treinamento para os líderes e gerentes se comunicarem melhor com suas equipes. Estas organizações estão sempre focadas no cliente e utilizam programas de comunicação para melhorar a produtividade, qualidade e segurança dos colaboradores.
Reforçar constantemente os objetivos principais da empresa é essencial para qualquer organização, é o básico da comunicação interna. Com uma eficiente comunicação interna muitos resultados e benefícios podem ser facilmente alcançados, ela ajuda a manter colaboradores focados e alinhados aos objetivos. Os lideres e comunicadores de empresas devem sempre criar nos colaboradores a consciência do impacto do esforço dos seus serviços mantendo-os motivados. A cultura organizacional também deve ser divulgada corretamente e de forma clara pois influencia no bom comportamento, demonstrado na prática devendo ser coerente ao que foi divulgado.
Podem haver a formação de grupos nas empresas e eles podem se fechar e não colaborarem com a interdependência dos setores, cabe ao gestor ou líder atuar ativamente para promover a integração e estimular a colaboração do compartilhamento de conhecimentos destes se valendo da comunicação interna eficaz.
Em consequência de todas as vantagens que uma comunicação interna eficaz traz para a empresa, os resultados financeiros da organização serão impactados de forma positiva. No estudo já citado da Tower Watson, foi constatado que companhias com uma comunicação altamente eficaz tiveram uma valorização 47% maior na bolsa de valores, em um período de 5 anos, se comparado com empresas que investem menos em comunicação.
Uma comunicação interna eficaz auxilia a empresa a criar uma cultura coesa, garantindo que todos os colaboradores trabalhem em direção a um objetivo em comum, melhorando a eficiência e a produtividade, assim como o produto ou o serviço entregue ao cliente.
Muitas vezes o departamento de comunicação não recebe a atenção e o investimento necessários, isso pode trazer danos financeiros reais e expressivos à uma empresa, podemos notar projetos não entregues dentro do prazo estimado, ou em metas estipuladas e não alcançadas por falta de motivação e colaboração dos funcionários. Isso mostra ao empresário ou diretor importância do investimento nessa área.
...