As Principais características de um empreendedor
Por: maelims • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.916 Palavras (12 Páginas) • 228 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Ana Claudia Silva Passetti (RA 1709116406)
Carla Miranda Ferreira (RA 1709973238)
Fabiola Castro (RA 2847241598)
Maéli Moreira da Silva (RA 2808892980)
Serli do Espirito Santo (RA1703251735)
Desafio Profissional
Tutor (a): Anderson Batista Siqueira
[pic 2]
Telêmaco Borba – PR
2015, publicado em 16/04/2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Ana Claudia Silva Passetti (RA 1709116406)
Carla Miranda Ferreira (RA 1709973238)
Fabiola Castro (RA 2847241598)
Maéli Moreira da Silva (RA 2808892980)
Serli do Espirito Santo (RA1703251735)
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas da Faculdade de Telêmaco Borba-PR da Anhanguera Educacional, para requisito de aprovação parcial nas disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, sob a orientação do professor tutor Anderson Batista Siqueira.
[pic 3]
Telêmaco Borba – PR
2015
Sumário
INTRODUÇÃO
2. Empreendedorismo
2.2 Principais características de um empreendedor
3. Principais fatores que levam micro e pequenas empresas a fechar.
4. Plano de Negócios
4.1 Para Que Serve o Plano de Negócio
4.2 Benefícios do Plano de Negócio
4.3 Onde é Aplicado o Plano de Negócio
5. Ferramenta Swot
6. Diagnóstico
7. Conclusão
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O desafio profissional visa analisar os problemas enfrentados pela proprietária do restaurante Smak e implementar um plano de negócios.
Para análise será utilizada a ferramenta SWOT, no processo de planejamento estratégico, para demonstrar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças enfrentadas pelo restaurante.
O objetivo principal e apresentar o diagnóstico dos principais problemas que afetam a má administração do restaurante e apresentar as possíveis soluções, para garantir o sucesso do negócio.
2. Empreendedorismo
O ato de empreender busca sempre inovar, analisa as oportunidades, gerencia os recursos para alcançar o sucesso.
De acordo com o site SUA PESQUISA. COM, empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
O ato de empreender também pode agregar valor, sabendo identificar as oportunidades e transformá-las em negócio, assim contribuindo para o crescimento do cenário econômico.
O empreendedor especializado e com alto grau de conhecimento vem se tornando de suma importância para as empresas que visam crescimento e desenvolvimento, melhoria em seus produtos, com sucesso empresarial.
Para que um negócio dê certo é preciso de iniciativa, determinação, entre outros fatores na realização do trabalho.
2.2 Principais características de um empreendedor
Afinal quem não quer ser dono do seu próprio negócio? Não é uma tarefa muito fácil, porém não é impossível, basta ter um objetivo e focar no seu sonho de empreender.
Além disso, é preciso ter algumas características conforme a pesquisa abaixo.
Segundo o Portal ANHANGUERA tema um, Empreendedorismo: “Os empreendedores tem tais características como inteligência, informação, Idealização, iniciativa, insistência, visionários, dedicados, otimistas, autoconfiante, criativo, dinâmico, entre outros”.
3. Principais fatores que levam micro e pequenas empresas a fechar.
Empreender não é para todos, exige vontade, conhecimento e acima de tudo planejamento. Devido ao grande crescimento do nosso País, pesquisas mostram que micro e pequenas empresas são abertas todos os dias, mas a grande maioria não sobrevive. Os principais fatores pelo quais fecham suas portas são a falta de planejamento pelo empreendedor, de busca pelo conhecimento do serviço que iria oferecer, falta de investimento criativo e monitoramento do negócio.
Devido a tantas falências, pesquisas do SEBRAE, apontam que depois de grandes e inúmeros históricos de fracasso, micro e pequenas empresas tiveram um aumento de taxa de sobrevivência que era de 73,6% e subiu para 75,6% em apenas dois anos. Essa elevação se tornou possível devido a menor burocracia com o sistema mais simplificado, diminuição de carga tributária, apoio e incentivos governamentais para obtenção de créditos, apoio a aprendizagem e inovação, aumento no nível de escolaridade e mais preparação intelectual e técnica.
...