As Técnicas de Negociação
Por: uiara.samuelvaz • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera Educacional
Unidade Pirituba/SP
SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Prof. Paulo Cesar Fernandes
Técnicas de Negociações
São Paulo
2015
[pic 2]
Anhanguera Educacional
Unidade Pirituba/SP
Nomes RA
Douglas Reis 7422663572
Edilene Freita 7420617276
Elizangela Lima 9896565698
Fernanda Andrade 7420666294
Graciete Medeiro 7422671086
Iara Ferreira 7646692985
Uiara Silva 7422677650
São Paulo
2015
Em reunião com a equipe e um líder do sindicato fica fechada uma equiparação salarial com o piso de cada categoria e um convênio medica e odontológico em grupo.Com poder de persuasão do gerente para com o líder e equipe, foi concluída com êxodo a negociação.
Com o cliente foi acordado um prazo de 105 dias para entrega dos 10 prédios sem multas ou quaisquer efeito mutual. Assim caracterizando a estratégia da ganha-ganha onde ambas as partes se beneficiam do acordo multo. Mesmo com tempo de entrega estendido após informação da data garantida fecharam novo acordoe ambos ficaram satisfeito.
Tendo um perfil de negociantes emissor gerente e receptor equipe e cliente
Qualquer situação, haverá três variáveis básica influenciando o processo de negociação:
-Poder: habilidade de influenciar pessoas ou situações não sendo, em si mesmo, nem bom nem ruim.
-Tempo: apoio para projetar o negocio e a consequente satisfação dos envolvidos. Implica o período durante o qual o processo de negociação descrito anteriormente.
-Informação: essa refere-se ao efeito de informa-se acerca de alguém ou algo
Aspecto da Comunicação | Importância |
Emissor e receptor Canal Ruído Comunicação verbal Comunicação não verbal | A importância da comunicação no processo educacional é inegável sendo imprescindível a análise proposta, buscando o significado de comunicação e educação, os seus aspectos mais importantes de acordo com as atuais teorias, qual sua inter-relação e a importância desta inter-relação para a educação superior e a construção e transformação de dados em conhecimento e informação. |
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/os-aspectos-da-comunicacao-e-sua-importancia-no-ensino-superior/21821/
A negociação pode ser definida da seguinte forma: Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1986, p. 5)
O autor relata que negociar consiste em aceitação de ideias em busca de um bom resultados que possa agradar duas partes envolvida na negociação.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz. A comunicação eficaz deve ser uma comunicação assertiva, ou seja, objetiva e clara que gere entendimento e resposta, persuadindo a outra parte.
Alguns fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade, adaptalidade, são alguns exemplos de desenvolvimentos.
Ter um roteiro é importante na organização das ideia, facilitando a fluência e a concisão das informações evitando falar desnecessariamente.
Para um bom negociador a negociação começa bem antes de se sentar a mesa, é necessário planejamento, identificação de objetivo. Conhecer bem o seu produto, conhecer o seu cliente, eliminar objeções.
Tipos de Negociações: 4 tipos de negociações:
a. Ganha/ganha;
b. Ganha/perde ou perde/ganha;
c. Perde/perde;
d. A negociação não é realizada.
Estilo comportamental – Você pode ter um ou vários. Analítico – orientado para o processo, metódico. Dirigido - orientado para a tarefa, para a meta, com enfoque no resultado final. Protetor – orientado para o relacionamento, para os sentimentos.
Estilos do negociador:
O negociador pode utilizar de diversos estilospara conseguir atingir seus objetivos, demonstrando ser:
CATALISADOR - Ênfase na inovação, criatividade, exclusividade, grandes projetos, idéias.
APOIADOR - Ênfase no trabalho em equipe, preocupação com pessoas, no bem estar geral, na eliminação de conflitos, problemas.
CONTROLADOR - Ênfase em redução de custos, tempo, prazos, resultados, metas, independência em relação aos outros.
ANALÍTICO - Ênfase em informações, dados, detalhes, perfeição, preocupação com o micro, segurança, garantia (MARTIN, 1982).
Habilidades essenciais dos negociadores e O Planejamento da negociação
Tomando como exemplo o setor varejista, pode-se visualizar o quanto a etapa do planejamento está evidentemente necessária em um processo de negociação que deverá ser bem- sucedido. Para se negociar uma mercadoria, o gerente de uma rede de supermercados, por exemplo, deverá considerar a lucratividade da loja. Também se deve estar atento para o tamanho da loja, que irá influenciar na capacidade de armazenamento do produto. Segundo Matinelli e Ghisi (2012), em uma negociação deste tipo, por exemplo, o negociador deverá considerar, entre outros pontos, os seguintes itens: custo dos itens, logística, propaganda, serviços, estoques e outros. Os autores defendem que, seja qual for o tamanho da empresa e a negociação em questão, é importante analisá-la e planejá-la sob o ponto de vista sistêmico e considerando, dessa forma, os aspectos do processo de negociação, da comunicação, além das variáveis tempo, poder e informação. Ao final, o mais importante é que, independentemente do processo, é fundamental que o objetivo final seja o de atingir uma negociação evolutiva e que busque uma relação duradoura, em que os ganhos sejam compartilhados por ambas as partes envolvidas. Site: https://www.passeidireto.com/arquivo/5808875/semi_tecnicas_de_negociacao_04
...