Atividade 5
Por: marcelogenro • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 697 Palavras (3 Páginas) • 8.076 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno: Marcelo Genro Maffassioli
RA 1430523
POLO CACHOEIRINHA
2015
Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges responda:
a) Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?
Os assuntos tratados os textos e a charge do ponto de vista do estudo da economia são sobre como a gestão das políticas públicas influenciam a vidas das pessoas e apresenta os inumeros desafios economicos que devem ser realizados para melhorar a vida das pessoas e como conseguir concretizar os direitos previstos na carta constitucional, de modo a efetivá-la de fato.
b) Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.
Sim. Pois, as medidas tomadas pelo governo, tanto podem minimizar as necessidades sociais como agravá-las e nas charges ficam evidentes as mazelas sociais causadas pelas políticas públicas, ou seja, a formulação de uma política pública é voltada para responder a ilimitadas e diversas demandas da sociedade como: educação, saúde, assistencia social, segurança, entre outras, de forma a garantir, através de um instrumento legal, a realização destas ações, visando sempre ao melhor para todos.
c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.
Comercial: Quando mostra as pessoas desprovidas das necessidades básicas comerciais.
Produtiva: Quando mostra as pessoas fora da malha produtiva e excluídas dos direitos trabalhistas e da dignidade humana.
Financeira: Quando o mercado financeiro distribui desigual ao nível de colocar em risco a dignidade humanae a credibilidade do governo constituído.
Tecnológica: Quando mostra o jovem carente pedindo um mouse, mostrando a carencia tecnológica causa exclusão dos meios de produção e monetário.
A atividade econômica refere-se ao abastecimento de bens e serviços necessários para satisfazer às necessidades humanas, tanto individuais quanto coletivas. Cada uma destas esferas sofre a influência de um grande número de fenômenos exteriores, sendo que essa influência é subordinada, em grande parte, a leis próprias e específicas (ENGELS, 1979, p. 127).
d) De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?
As transformações atuais das políticas sociais e à focalização das ações para os mais pobres juntas às reformas nos esquemas de proteção social são analisadas como complemento de um movimento maior da realidade, e conforme as charges as relações internacionais configuram uma nova ordem econômica global renovado de relações internacionais podem atrapalhar quando vendem produtos e fazem o preço aumentar no mercado interno e quando dependem de produtos internacionais que podem aumentar e causar inflação prejudicando o poder financeiro das pessoas causando os problemas sociais das charges em contrapartida criam empregos, divisas de investimentos no País,etc.. O bem-estar dos indivíduos não depende exclusivamente da posse de bens materiais, mas da acessibilidade aos meios que permitem o pleno desenvolvimento das potencialidades pessoais e também da coletividade. Na esfera regional as teorias de desenvolvimento econômico enfocavam os investimentos e a tecnologia como fatores de crescimento e odesenvolvimento. As políticas de desenvolvimento objetivavam promover a atração de investimentos acompanhados de inserção tecnológica, para aumentar a produtividade do trabalho e, consequentemente, a competitividade regional, negligenciando fatores internos, culturais e sociais que contribuem para a riqueza empresarial, mas, sobretudo, para ariqueza humana em um determinado território (VIEIRA; SANTOS, 2012, p.364).
...