Atividade
Por: Eduardo Miranda • 15/12/2015 • Trabalho acadêmico • 670 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
Página 1 de 3
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI[pic 1]
Disciplina: Administração para Engenharia de Produção
Curso: Engenharia de Produção – 2º Período / Noturno
Professor: Ricardo Seixas
Aluno: Juliane Freire Pontes Matrícula: 15225015
Atividade 02
- Explique o Planejamento Estratégico e sua importância para a empresa.
- Comente sobre as características do planejamento estratégico: sua projeção ao longo prazo, as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, a incerteza provinda do ambiente, o envolvimento da empresa como uma totalidade e o seu efeito sinergistico.
- Descreva as etapas de elaboração do Planejamento Estratégico.
- Qual o papel, se houver algum, que os consumidores devem desempenhar no processo de planejamento estratégico?
- Um Planejamento Estratégico pode ser aplicado em clubes de futebol? ONGs? Governos e Setor público?
Desenvolvimento:
- O planejamento estratégico é uma forma de visionar o futuro do seu negócio, é através dele que se deve analisar a situação atual da empresa, os recursos, informações e conhecimento do mercado para planejar o futuro da empresa.
Todo empreendedor deseja que seu empreendimento tenha crescimento, mas para que isso aconteça é necessário realizar um planejamento antes de tomar qualquer decisão precipitada e que possa prejudicar a empresa, portanto, é importante que o plano seja traçado.
- No momento que ocorre o planejamento se deve pensar que a tomada de decisões acarrete consequências positivas futuras em longo prazo dentro da empresa. Deve-se visionar a empresa na realidade que se encontra e planejar um futuro que se deseja à concretiza-la, para isso, é necessário incluir no plano estratégico todo ambiente da empresa, pois toda área é fundamental e tem impacto no crescimento. A colaboração e participação de todos são de suma importância para o querer que o objetivo seja alcançado, quantos todos estão se esforção em prol do mesmo fim (sinergia), tudo contribui para que o objetivo seja alcançado, então, quando todo da empresa se envolve para obter resultados, certamente terão consequências boas no ambiente de trabalho.
- Etapas:
- Definir a Missão, Visão e Valores da empresa: A definição da missão tem como objetivo detectar o “por que” da empresa atuar no mercado. A visão é o objetivo que a empresa deseja alcançar em longo prazo. Na definição de valores diz respeito a forma de conduta que a empresa deseja praticar.
- Definir os Objetivos Estratégicos: Com base na visão, os objetivos são metas amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas à missão da empresa. Para cada objetivo estratégico alcançado, a empresa deve caminhara para atingir sua visão.
- Definir os Objetivos Táticos (Metas): São objetivos planejados para cada parte específica da organização, geralmente metas lançadas para departamentos internos e devem ser criados de forma que os objetivos estratégicos sejam alcançados.
- Definir os Objetivos Operacionais (Plano de Ação): São ações que precisam ser tomadas para que o objetivo tático seja alcançado, devem ser criados em formatos de projetos ou planos de ações.
- Elaborar um Orçamento Empresarial: Depois que todas as etapas anteriores já estão traçadas é necessário realizar um orçamento com todos os custos que a empresa poderá ter para alcançar sua visão. Dessa forma a empresa terá um plano completo de quanto precisa faturar qual o limite que precisa gastar qual o investimento que precisa realizar e por fim pode acompanhar seu orçamento em longo prazo, verificando se a empresa está no caminho certo para alcançar seu objetivo final.
- A empresa tem como papel entender os interesses do consumidor para com o produtor fornecido, é através de seu consumo que o empreendedor entende o que pode melhorar ou permanecer igual, deve-se colocar na posição de consumidor e fornecer o melhor produto para que haja retorno. O consumidor tem importância como comprador da mercadoria e pode fazer com que o negócio caia se não for aceito pelo mesmo.
- Sim. Todas as áreas estão diante de um mercado capitalista e competitivo, por isso a melhor forma de gestão que se aconselha é o planejamento estratégico. Embora muito deles ainda se aplicasse a uma forma de administrar tradicional, mas já sentem a necessidade de reconhecer a importância da gestão estratégica.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com