Atividade Colaborativa Ética
Por: keledu • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 298 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Guarulhos
NOME | Raquel de Lourdes Gonzaga |
RA | 6942009543 |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Administração
Unidade de Ensino: Guarulhos
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Ademir Gargary.
ARTIGO
Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI
- Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.
Não tem como negar que desde a antiguidade até o século corrente a escravidão vem acontecendo entre os seres humanos. Desde os tempos antigos o homem briga por espaço poder e dinheiro. O gênesis da escravidão sempre foi e sempre será a disputa por espaço, grandeza, e domínio, onde o mais pobre serve ao mais rico, aonde a família pobre é escrava da família rica. Além disso colaboram para uma escravidão continua o governo, a política, a sociedade que já vem de uma cultura antiga de servi ao homem, uma cultura até citada na bíblia que o servo deve honrar seu senhor.
- Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.
Em um mundo de disputas humanas, de diferenças sociais, diferenças culturais e religiosas, a escravidão no trabalho está apoiada em alguns agentes que são: a sociedade e o governo. A sociedade atua deforma desonesta e desatenta em relação a escravidão o governo finge que nada está acontecendo, que escravidão é sinônimo de passado, de tempos antigo, Grécia, Egito, Roma, e outros povos. Nas últimas décadas o avanço da tecnologia e das industrias não levou para longe da raça humana o trabalho escravo, a exploração de menores e a diferença social. Pelo contrário em diversos países pobres como África, China, Bolívia, Brasil, pessoas vem sendo mantidas sob cativeiros nos trabalhos. Pessoas disfarçadas de patrões e empresários tem feito de crianças, jovens, e adultos verdadeiros escravos em industrias, fazendas, terras não fiscalizadas, casas de prostituição, fazendas, e outros lugares que levam o nome de empregos. A má administração de política, a falta de orientação e fiscalização em todos setores de trabalho, a má distribuição da renda per capita, são também agentes causadores da escravidão contemporânea.
- Escravidão e ética.
Se a sociedade se conscientizar que todos os seres humanos devem ser tratados como cidadãos, como a peça fundamental entre o relacionamento entre os homes a escravidão iria perder as forças. A ética na vida e pensamentos humanos deva alcançar cada vez mais espaço. Respeitar o próximo como a si mesmo, querer o bem do próximo como para si mesmo seria um lema que levaria a escravidão ao fracasso total. A conscientização da sociedade, tanto empregado como empregador, sobre os direitos e deveres do ser humano levaria a queda drástica da escravidão. A ética no trabalho e a consciência de direitos e deveres do cidadão levaria o fim da escravidão.
...