Atividade colaborativa
Por: Jessica Barros Fernando Mergen • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 335 Palavras (2 Páginas) • 2.124 Visualizações
2. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.
Considerando o caos em que estamos vivendo em nossa era, podemos afirmar que um dos principais agentes financiadores dessa situação, somos nós, a sociedade. Na maioria das vezes atuando sem culpa, apenas pagando mais barato por replicas. Acabamos financiando o trabalho escravo. Pois se existe a demanda ou a procura, então existe a produção, ilegal e acontece a todo o momento.
E por ultimo a comunicação, que transpassa fronteiras e ainda assim não é o suficiente para conter o problema. É necessário unir todas as forças possíveis, contra o problema. Para talvez conseguir, fazer alguma diferença e obter algum resultado positivo com relação a essa realidade.
3. Escravidão e ética.
A escravidão no trabalho é um problema de consciência ética, devido a necessidade de combater o problema. O trabalho escravo começa com o ser humano e termina com ele. Envolve varias circunstancias e fatos reais. A ética trabalha com isso, procura resolver da melhor forma possível situações como essa. Mostrando a todos os tipos de valores que o problema contem, como valores humanos, valores materiais. Procura trabalhar com a justiça, trazendo dignidade e reconhecimento as pessoas que precisam.
4. Considerações finais. Para elaborar essa etapa, oriente-se pelas seguintes questões: Quais seriam os caminhos para a solução da escravidão no trabalho contemporâneo? Quem deveria ser diretamente envolvido? De que maneira aconteceria esse processo
Se existe um problema, provavelmente, existira uma solução. Nesse caso a escravidão no trabalho só pode ser contida, se levada a sério. Denuncia e fiscalização, são os meios mais comuns para tentar deter a ilegalidade. Comunicação, divulgação, pesquisa, também podem ajudar. Como mencionado anteriormente, só acontece por causa da demanda e é possível solucionar por meio da denuncia. Um ser humano em plena consciência sabe o certo a se fazer.
5. Referências bibliográficas utilizadas.
BOSCATTO, Eli. A vergonha da escravidão contemporânea. Disponível em: http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2014/01/a-vergonha-da-escravidao-contemporanea.html#ixzz3L1jCKSCd. Acesso em: 25/05/2015.
Chinesa em situação de escravidão não quer voltar ao país. G1, 24 set. 2014. Disponível em:http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/09/chinesa-em-situacao-de-escravidao-nao-quer-voltar-ao-pais-diz-mpt.html. Acesso em: 25/05/2015
REIS, Thiago. Trabalho escravo existe? G1, 13 maio 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/trabalho-escravo-2014/platb/
...