Atividade de Administração
Por: SandraSoga • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 232 Visualizações
1. Na Unidade 1, há alguns autores que definem “estratégia”. O que é estratégia na visão desses autores?
Mintzerg – Conceito de estratégia está baseado na estabilidade e não na mudança “uma dessas palavras que as pessoas definem de um jeito e usam de forma diferente, sem perceber a diferença”.
Porter – na concepção de Porter Estratégia é “a criação de uma posição única e valuable, envolvendo um conjunto de atividades diferentes (...) a essência do posicionamento estratégico está na escolha de atividades diferentes dos concorrentes”, sendo que a escolha de uma posição, única, não garante alcançar vantagens competitivas sustentáveis.
Afirma que “não existe qualquer consenso sobre o que venha a ser estratégia corporativa e, muito menos, sobre como formulá-la” em contraposição à Ohmae, que afirma que “ a essência da formulação estratégica é lidar com a competição”;
O posicionamento estratégico emerge de três fontes distintas:
- A posição baseada na variedade, adequada às empresas e que conseguem produzir serviços ou produtos particulares de uma melhor forma, usando diferentes conjuntos de atividades;
- A posição centrada na necessidade;
- A posição fundamentada no acesso, que diferencia os clientes de acordo com a sua forma de acesso, apesar de apresentarem necessidades similares, mas a melhor forma de atingi-los é diferente.
A questão central para a estratégia competitiva é: “o que impede os rivais de imitar ou até mesmo de melhorar uma invenção?”.
Para o estabelecimento de estratégias competitivas devem-se considerar os seguintes aspectos:
- Não se deve ignorar as vantagens contestáveis;
- Nem todos os setores oferecem oportunidades iguais para sustentar uma vantagem, sendo a sustentabilidade mais acessível àqueles setores com mais de uma estratégia dominante;
- Para criar uma vantagem sustentável, os concorrentes devem ter opções restritas ou a empresa deve ser capaz de se antecipar a seus concorrentes.
Henderson – Estratégia busca fazer mudanças rápidas em relacionamentos competitivos, a partir do investimento de recursos, sendo a competição estratégica uma forma de revolucionar as práticas da corporação.
Hax e Majluf – O conceito de estratégia é multidimensional, ou seja, a estratégia abrangeria todas as tarefas críticas de uma empresa dando a ela senso de unidade, direção e propósito. Como definição unificada conceituou que a estratégia estabelecida deve considerar o dilema existente entre esse posicionamento competitivo, conforme a estrutura da indústria e a visão baseada em recursos da empresa. Assim, a missão do negócio estabeleceria uma ponte entre o direcionamento pelo mercado e o direcionamento pelo recurso.
Ohmae – Estratégia tem como finalidade essencial o foco nos clientes, não devendo colocar a competição em primeiro lugar, ou seja, evitar a competição sempre que possível. Em seu artigo ressalta que para se construir uma estratégia real deve-se:
- voltar a atenção às necessidades dos clientes;
- fazer análise completa de como a empresa pode responder a tais necessidades;
- repensar o que os produtos são e o que eles fazem, e a forma de organizar a unidade de negócios.
Assim, voltar-se para a estratégia significa ter um profundo conhecimento do significado do produto. Deve-se saber diferenciar o conceito de estratégia do conceito de eficiência operacional, que além de essenciais são conceitos distintos.
Estratégia significa executar atividades diferentes das dos seus concorrentes ou executar atividades similares de diferente forma.
2. Considerando as definições de estratégia, descreva uma situação onde ela foi fundamental para o sucesso de uma determinada ação que deveria realizar, enquanto diretor ou chefe de setor de escola.
A Secretaria da Escola é um dos setores de maior demanda de uma Unidade Escolar e não há uma padronização em sua rotina. Diariamente somos surpreendidos por pedidos do CEETEPS sejam questão de levantamentos estatísticos ou dados cadastrais e, muitas vezes, pelos alunos, que necessitam de documentação de forma ágil e eficiente.
O Centro Paula Souza não possui um sistema acadêmico padronizado e vendo os avanços tecnológicos e as necessidades da nossa comunidade interna e externa elaborei um programa que servisse à Unidade Escolar e viesse ao encontro das necessidades imediatas.
O programa foi fundamental para a minimização das atividades da equipe de trabalho, bem como do tempo de execução e expedição de documentos. Esse procedimento gerou maior satisfação de nosso cliente imediato “os alunos e departamentos do CEETEPS”.
3. Destaque as ideias principais envolvidas no “processo de formulação de estratégia”
O processo de formulação estratégica pode ser:
- Deliberada (controle) ou formal;
- Emergente (flexibilidade e aprendizagem organizacional) ou oportunística.
Em algumas organizações, as ações estratégicas são geradas sem qualquer elaboração de planos ou são obtidas pelo cooptação, chamadas de estratégia emergente, onde os agentes atuam improvisando conforme as circunstâncias.
O planejamento formal caracteriza-se por identificar e coordenar as principais tarefas.
O planejamento Oportunista deve coexistir com o formal, enfrentando imprevistos na formulação estratégica, que surgem a partir de eventos inesperados e, geralmente, está concentrado em um pequeno segmento da empresa. Neste caso, a capacidade de resposta está fundamentada na existência de uma flexibilidade financeira e organizacional, de forma que as tarefas possam ser absorvidas sem se configurar gargalos na corporação.
.... Se todo planejamento depender de uma estrutura formal, a empresa estará em uma posição vulnerável e não conseguirá reagir a eventos inesperados.
As empresas que tem seu processo decisório baseado no oportunismo reagirão sempre a forças externas, sem um direcionamento claramente definido, tal planejamento, bem equilibrado com a estrutura formal permite que a empresa realize propostas criativas.
O equilíbrio entre a estratégia deliberada e a emergente é a opção mais eficaz para a empresa.
A ideia é que em cada formulação da estratégia deve ser entendida a lógica adotada, por meio de uma análise formal, de “ensaio e erro”, que varia em cada empresa.
...