Atividade de auto desenvolvimento Cadeia de valores
Por: Semyra Souza • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 716 Palavras (3 Páginas) • 440 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais
Aula-tema 03: Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
NOME | Semyra de Souza Silva |
RA | 129925141-8 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais
Aula-tema 03: Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade desenvolvida para a disciplina Sistemas de Informações Gerenciais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Elizete Fernandes Bernado).
Anhanguera Educacional
2015
Introdução
A cadeia de valores se inicia desde a aquisição de Matéria- prima, passando pelos fornecedores até o produto em mãos do cliente. Ela é forma por um conjunto de atividades criadoras de valores, relacionadas e desenvolvidas pala empresa, com a finalidade de alcançar a satisfação dos clientes, melhorar o relacionamento com os fornecedores e o ciclo de produção, o que faz cada uma das atividades de uma produção estar interligadas.
O conceito de Cadeia de Valores foi introduzido, por Michael Poter em 1985, para ele “toda empresa é um conjunto de atividades executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seus produtos”.
Colocando em pratica as atividades propostas de forma relevante, é possível compreender o comportamento de custos, as fontes existentes e as diferenças em potencial, desta forma a empresas ganha vantagem competitiva, e passa a executar as suas atividades de forma mais eficaz.
Segundo Michael Poter as atividades de valor podem ser divididas em atividades primárias e atividades de apoio.
Percepção sobre o processo Análise da Atividade
As Atividades Primarias dentro de uma empresa são: Logística de entrada e Logística Externa, Operações, Marketing (vendas) e Serviços. Estas Atividades tem como função: fazer o recebimento, armazenamento, controle e distribuição interna de insumos (Logística de entrada), direcionamento ao cliente como o registro de pedido, armazenamento, embalagem, montagem e desmontagem, manutenção do produto e transporte do mesmo, a produção dos produtos, ou seja, a transformação da matéria prima em produtos para uso (Operações), a forma como promover a venda do produto, promoções, publicidades, divulgações em geral (Marketing) e o pós- venda, dúvidas, garantias , atendimento ao consumidor (Serviço).
As atividades de apoio/ secundárias são atividades que apoiam de forma direta ou indireta na realização das Atividades Primarias. Esta categoria sub divide-se em: Administração e Gestão como planejamento, a contabilidade, o financeiro e gestão de qualidades; Recursos Humanos responsável pela contratação de mão de obra qualificada e treinamento; Tecnologia o que contribui para o melhoramento do processo de produção e a evolução do produto e os Suprimentos que são as compras de matéria primas, maquinas e equipamentos utilizados para a fabricação do produto.
Percepção sobre o processo Análise de Valor
Com o mundo cada vez mais Globalizados e cada vez mais competitivos, não basta apenas se basear no valor pela margem de custo do produto. É preciso ir além, criar uma margem de valor baseada nos benefícios que o produto trás, como o cliente consegue obter este produto, se por meio de sites (internet) ou apenas em loja física, qual a exclusividade do produto (isso é importante, pois dependendo da sua tecnologia, sistema, ou inovação única é possível abrir uma margem maior para valor de venda, a exemplo: Smartphone Apple).
...