Atividades
Por: rafael solino • 20/3/2016 • Tese • 2.246 Palavras (9 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA MECÂNICA 5ª SERIE
ATPS MECÂNICA DOS FLUIDOS
ADRIANO GONÇALVES FERREIRA RA: 0091612746
AGNALDO
RAFAEL
VAGNER
WILIANS ROGÉRIO BIANCHI RA: 8062776695
PROFESSOR:MANA
Matao sp
data
SUMARIO
1-etapa1
1 passo1--------------------------------------------------------------------------------------------1
1 passo2--------------------------------------------------------------------------------------------2
1 passo3--------------------------------------------------------------------------------------------3
1 passo4--------------------------------------------------------------------------------------------4
2-etapa2
2 passo1--------------------------------------------------------------------------------------------1
2 passo2--------------------------------------------------------------------------------------------2
2 passo3--------------------------------------------------------------------------------------------3
2 passo4--------------------------------------------------------------------------------------------4
Introdução
Mecânica dos fluidos é ciência que tem por objetivo o estudo do comportamento físico dos fluidos e das leis que regem este comportamento.
Pois nesta ATPS abordaremos em quatro etapas, tudo que diz respeito ao projeto.
Das pesquisas sobre materiais utilizados, das definições e propriedades dos fluidos, da idéia da prensa de pascal.
Iremos desenvolver cálculos, e colocar em prática as idéias desenvolvidas pelo grupo.
Objetivo
O objetivo desta ATPS é a construção de uma Retroescavadeira utilizando os conceitos de mecânica dos fluidos, em especial, a prensa hidráulica de pascal.
DEFINIÇÃO
Fluidos são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem um certo grau de compressibilidade e oferecem pequenas resistência à mudança de forma.
Definição de Mecânica dos Fluidos
A mecânica dos fluidos é o ramo da mecânica que estuda o comportamento físico dos fluidos e suas propriedades. Os aspectos teóricos e práticos da mecânica dos fluidos são de fundamental importância para a solução de diversos problemas encontrados habitualmente na engenharia, sendo suas principais aplicações destinadas ao estudo de escoamentos de líquidos e gases, máquinas hidráulicas, aplicações de pneumática e hidráulica industrial, sistemas de ventilação e ar condicionado além de diversas aplicações na área de aerodinâmica voltada para a indústria aeroespacial.
O estudo da mecânica dos fluidos é dividido basicamente em dois ramos, a estática dos fluidos e a dinâmica dos fluidos. A estática dos fluidos trata das propriedades e leis físicas que regem o comportamento dos fluidos livre da ação de forças externas, ou seja, nesta situação o fluido se encontra em repouso ou então com deslocamento em velocidade constante, já a dinâmica dos fluidos é responsável pelo estudo e comportamento dos fluidos em regime de movimento acelerado no qual se faz presente a ação de forças externas responsáveis pelo transporte de massa.
Dessa forma, pode-se perceber que o estudo da mecânica dos fluidos está relacionado a muitos processos industriais presentes na engenharia e sua compreensão representa um dos pontos fundamentais para a solução de problemas geralmente encontrados nos processos industriais.
[pic 2]
Divisão dos Fluidos
Os fluidos também são divididos em líquidos e gases, os líquidos formam uma superfície livre, isto é, quando em repouso apresentam uma superfície estacionária não determinada pelo recipiente que contém o líquido. Os gases apresentam a propriedade de se expandirem livremente quando não confinados (ou contidos) por um recipiente, não formando, portanto uma superfície livre. A superfície livre característica dos líquidos é uma propriedade da presença de tensão interna e atração/repulsão entre as moléculas do fluido, bem como da relação entre as tensões internas do líquido com o fluido ou sólido que o limita.
Um fluido que apresenta resistência à redução de volume próprio é denominado fluido incompressível, enquanto o fluido que responde com uma redução de seu volume próprio ao ser submetido à ação de uma força é denominado fluido compressível.
Unidades de Medida
Antes de iniciar o estudo de qualquer disciplina técnica, é importante entender alguns conceitos básicos e fundamentais. Percebe-se que muitos alunos acabam não avançando nos estudos, e por isso não aprendem direito à disciplina em estudo, por não terem contato com estes conceitos. Nesta primeira aula serão estudadas as unidades e a importância do Sistema Internacional de Unidades (SI).
No nosso dia-a-dia expressamos quantidades ou grandezas em termos de outras unidades que nos servem de padrão. Um bom exemplo é quando vamos à padaria e compramos 2 litros de leite ou 400g de queijo. Na Física é de extrema importância a utilização correta das unidades de medida.
Existe mais de uma unidade para a mesma grandeza, por exemplo, 1metro é o mesmo que 100 centímetros ou 0,001 quilômetro. Em alguns países é mais.
Sistema Internacional de Unidades
Como diferentes pesquisadores utilizavam unidades de medida diferentes, existia um grande problema nas comunicações internacionais.
...