Atps Admisnitração Mercadológica
Por: iannacaren • 15/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 149 Visualizações
Etapa 2
O planejamento se torna cada vez mais indispensável. A estratégia de marketing deve estar bem ajustada às estratégias da empresa, havendo assim uma sincronia entre todas as áreas e contribuição para o objetivo final. Segundo Porter (1998), o sistema de planejamento estratégico deve concentrar-se no posicionamento competitivo e não apenas em detalhes operacionais e financeiros. Isso evita que o trabalho seja executado sem visão de futuro, e sem acordo com as estratégias coletivas. E, de acordo com Beckwith (2009), é necessário um conjunto completamente diferente de habilidades para vender um serviço em vez de um produto. A questão central do marketing de serviços é frustrante: é muito mais fácil fracassar do que ser bem sucedido na prestação de serviços.
Visando a qualidade, Beckwith (2009) sugere as seguintes etapas: definir em que ramo de negócios você realmente está e o que as pessoas estão realmente comprando, posicionar seu serviço, compreender o panorama e o comportamento de compra, se comunicar.
Porter (1998), diz que as organizações podem optar entre três estratégias genéricas para obtenção de vantagens competitivas sobre os seus concorrentes: o baixo custo, a diferenciação e o enfoque. Que são:
Liderança no Custo: A empresa que atua nessa estratégia prefere produzir produtos padrão, pouco diferenciados, mas ganha em escala, baixo custo de produção e de marketing.
Diferenciação: Seguindo esta estratégia, a empresa procura ser única no seu setor, e procura se diferenciar em itens do produto mais valorizados pelos consumidores. Os produtos são diferenciados pelo design, prazos de entrega, imagem, qualidade, variedade, etc., e a lucratividade da empresa dependem que o consumidor enxergue essa diferenciação e aceite pagar por isso.
Enfoque: Através da estratégia de enfoque, a organização procura obter uma vantagem competitiva num segmento ou num grupo de segmentos de mercado pelos quais optou, excluindo os restantes segmentos. A estratégia de enfoque pode ser dividida em enfoque no custo (quando a organização procura uma vantagem de custo no seu segmento alvo) e em enfoque na diferenciação (quando a organização procura a diferenciação no seu segmento alvo). A questão base desta estratégia é a seleção de segmentos específicos de mercado onde a concorrência tenha dificuldade em satisfazer eficazmente as necessidades dos consumidores.
Um dos modelos desenvolvidos por Porter (1998), diz que, a intensidade concorrencial de um setor depende de cinco forças básicas:
O número de concorrentes e a sua rivalidade em determinado momento;
A entrada de novos concorrentes;
O poder de negociação dos clientes;
O poder de negociação dos fornecedores;
O aparecimento de produtos substitutos.
É a partir da conjugação do impacto relativo de cada uma destas forças que é determinada a rentabilidade potencial do setor. O objetivo estratégico de cada empresa será o de encontrar uma posição nessa indústria que permita defender-se das cinco forças referidas ou influenciá-las ao seu favor. O conhecimento das cinco forças permite uma melhor utilização dos pontos fortes e a correção dos pontos fracos da empresa, permite identificar as alterações estratégicas mais aconselháveis e as áreas mais atraentes ou mais arriscadas resultantes da evolução da indústria.
Planos de marketing Cacau Sabor
A empresa Cacau Sabor é voltada para a produção dos derivados de cacau, onde o produto principal são ovos de páscoa. A empresa encontra grande dificuldade em relação à variação de produção, ao fortalecimento da marca junto aos consumidores e ter seu faturamento limitado a períodos de sazonalidade devido ao seu principal produto, trazendo prejuízos no desenvolvimento e crescimento da organização.
Análise de ambiente
O mercado de chocolates atualmente no Brasil vem em uma crescente, considerado forte em relação a outros segmentos. No caso da “Cacau Sabor” iremos desenvolver o planejamento por enfoque, onde serão determinadas regiões em potencial, trabalhando a fidelização da marca junto aos clientes. Uma das principais estratégias será fortalecer a linha de chocolates em barra de 90 gramas e Trufas, pois em análise, verificamos públicos como pequenos comércios de doces e mercearias próximos a escolas, onde há um grande giro destes produtos pelo preço acessível e facilidade de consumo.
Fatores Econômicos
O mercado nacional deste setor, assim como outro, está sujeito a influencias de oscilações econômicas e políticas. Setores de matéria – prima como por exemplo, o leite, o mercado é acompanhado de perto por ser essencial na produção do chocolate e uma mudança nos preços ou escassez deste item pode afetar diretamente a produção da Cacau Sabor.
Fatores Tecnológicos
Mundialmente falando, o Brasil está entre os principais fabricantes de chocolates, havendo assim a necessidade de investimentos altos em ferramentas e inovações que aumentem a qualidade e quantidade da produção. Uma importante ferramenta que usaremos será um software de S.I.M. (Sistema de Informações de Marketing), que classifica, avalia e distribui dados coletados de forma organizada e precisa, facilitando a tomada de decisões.
...