TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatisticas

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Passo 1

Introdução

Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados. O objetivo da coleta de dados é a tomada de decisão com maior segurança, seja para iniciar um processo ou alterá-lo. Quanto maior o rigor na coleta de dados, mais eficaz sua tomada de decisão baseada em evidências. Todo processo estatístico parte da definição do problema, seguindo-se o planejamento, a recolha de dados, a organização de dados, apresentação de dados e análise.

Definição do problema: etapa que determina o objeto de estudo;

Planejamento: determinar como os dados vão ser recolhidos e apresentados;

Recolha de dados: através de observação, pesagem, questionário;

Organização de dados – seleção dos dados que interessam ao estudo;

Apresentação de dados – o resultado da pesquisa pode ser apresentado em forma de gráfico ou tabela;

Análise e interpretação de dados – a recolha de dados apenas tem utilidade se soubermos interpretar os valores, tirar conclusões.

Dados – informações colhidas de observações, contagens, medições ou questionamentos;

Dados qualitativos – características e atributos não numéricos;

Dados quantitativos – medidas numéricas;

População – conjunto de todos os dados de interesse;

Amostra – subgrupo da população;

Parâmetro – descrição numérica de uma característica da população;

Estatística – descrição numérica de uma característica da amostra;

Passo 2

Na leitura sugerida, pudemos observar que a estatista pode ser aplicada para que se estude a qualidade e capacidade de uma produção, visando melhorias. Através desta leitura, tomamos conhecimento de mais uma ferramenta utilizada em estatística: Controle Estatístico de Processos (CEP), que é utilizada para detectar defeitos e problemas nos processos de produção, consequentemente, colabora para o aumento da produtividade, evitando desperdícios.

Apesar de ser uma ciência recente, a Estatística já era utilizada na Antiguidade para estudo das riquezas e capacidade de guerra de cada população. Após a Idade Média, estudos eram realizados para controle de doenças endêmicas e determinar a relação do crescimento populacional e poderio militar. Na atualidade, os meios de coleta de dados, armazenamento e difusão vêm sendo potencializados pela ascensão das novas medias. Facilmente podemos ter acesso aos estudos relacionados à inflação, política, intenção de votos numa eleição e comportamento das classes sociais. Esses estudos permitem o desenvolvimento de estratégias no âmbito do comércio, indústria, saúde, política, entre outros.

Passo 3

A Relação da Estatística com a Administração

A Estatística pode ser utilizada desde a concepção de um negócio, até o controle do seu desempenho. Para elaborar o Plano de Negócios de uma empresa, deve-se lançar mão de uma pesquisa de mercado; dados são recolhidos para que se tenha a percepção do meio de atuação da empresa. A Estatística nos guia na definição de metas, expectativa de mercado, controle de qualidade e capacidade de vendas. Importa-nos também na avaliação dos colaboradores, determinando o perfil de cada um, avaliando sua produtividade e necessidade de capacitação. Essencial na área de bens e serviços é analisar a satisfação do cliente, isso pode ser realizado através da coleta de dados referentes à troca de mercadorias, devolução, reclamação e elogios, evolução na venda dos bens ou serviços; perfil do consumidor, época em que mais se consume. Com todos esses dados disponíveis, o gestor pode modificar estratégias, potencializar as vendas, alcançar sucesso profissional.

Caso real: Em 2006, Maria do Carmo Trainoti, através de seu trabalho de conclusão de curso buscou avaliar o nível de satisfação dos clientes da academia Equipe Sette, localizada na cidade de Socorro/SP. O trabalho tinha como objetivo conhecer o nível de satisfação dos clientes para fazer frente à concorrência. A coleta de dados foi realizada através de questionário e, entre os 150 anos, 41 foram escolhidos para a pesquisa. Os resultados foram apresentados em forma de gráfico. Foram avaliados os motivos que levam os clientes a optar pela academia Equipe Sette, a satisfação com o local, logística, equipamentos e funcionários. Com os resultados, foi possível compreender que o maior diferencial é a qualidade dos professores e, por isso, o fator humano deve ser trabalhado e desenvolvido sempre.

Caso real: Em 2005, Francisco Galiza, realizou uma extensa pesquisa com o intuito de analisar os principais aspectos do mercado de seguros no Brasil. A pesquisa envolveu aspectos como a economia do país (índice de inflação, PIB, taxa de emprego e desemprego, crescimento econômico), mercado de seguros (tamanho, rentabilidade, recursos humanos, corretores) e potencial de consumo de seguros. Os resultados foram obtidos através de pesquisas e apresentados por meio de gráficos e tabelas. Foi possível concluir que o mercado para seguradores é promissor, devido à situação econômica do país, que possibilita a aquisição cada vez maior desse tipo de serviço; a rentabilidade é maior em grandes seguradoras.

ETAPA 2

Passo 1

Coleta de Dados Estatísticos

O foco de qualquer estudo determina o método ideal de coleta de informações. A seguir, os métodos utilizáveis:

Estudo Observacional – o pesquisador observa e mede características, de interesse de determinada população, sem interferir.

Experimento – uma parte da população é submetida a um tratamento e estudada em relação à isso. Outro grupo é observado, sem o mesmo tratamento – serve de controle, comparação.

Simulação – simular situações que não podem ser testadas na prática, por serem perigosas ou antiéticas.

Levantamento ou pesquisa de mercado – investigar uma característica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com