Atps Gestão da Qualidade
Por: jerole • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.241 Palavras (13 Páginas) • 179 Visualizações
BRUNA STÉFANY DRUMOND SANTOS RA: 4351854509
JESSICA ROSA LEITE RA: 0187591500
MARLON CIRILO DE CASTRO RA: 4300067614
RONALDO QUEIROZ MAGALHÃES RA: 4346853573
SILVIA CRISTINA FERREIRA NUNES OLIVEIRA RA: 4343833471
GESTÃO DA QUALIDADE
TUTORA A DISTÂNCIA: MARLUCIO EUSTÁQUIO NERY
PROFESSOR PRESENCIAL: MARLUCIO EUSTÁQUIO NERY
Belo Horizonte - MG
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
O QUE É QUALIDADE? 4
O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO? 5
QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE? _ 6
QUAIS SÃO OS OITO PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE? _ 8
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL 10
FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO DA QUALIDADE 11
GESTÃO DA QUALIDADE 13
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA GESTÃO DA QUALIDADE 13
CONCEITOS 13
QUALIDADE TOTAL 14
FERRAMENTAS DA QUALIDADE 14
PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA NA GESTÃO DA QUALIDADE 15
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
Apresentaremos a seguir a ATPS de Gestão da Qualidade, onde colocaremos em prática as tele aulas e pesquisas feitas nos livros. Nosso principal objetivo é elaborar uma resenha sobre os Processos de Melhoria Continua e apontar os principais conceitos sobre a Gestão da Qualidade.
O QUE É QUALIDADE?
A Qualidade de um produto nada mais é que um grau de satisfação de um conjunto de características é uma junção de características que une a produção e o projeto, características essas que são determinantes para a satisfação que o produto gera ao consumidor enquanto o mesmo faz uso do produto. A partir dai chegamos a termos como: Durabilidade, adequação e confiabilidade, que nada mais são que características individuais que se unirmos uma a outra definimos a qualidade do produto.
Em sua definição de qualidade FALCONI (1989) sustenta que “a qualidade de um serviço ou produto está ligada diretamente á total satisfação do consumidor”. Ainda para FALCONI, a satisfação do consumidor é o alicerce de sustentação que mantem a sobrevivência de qualquer empresa.
O conceito de qualidade se modificou ao longo dos tempos, o que acarretou significativas mudanças em sua forma de gestão. Tal evolução se deu em quatro eras, são elas: Era da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. A partir dai a qualidade não é mais vista como um problema a ser resolvido, passa a ter um número maior de oportunidades e grande vantagem competitiva perante seus concorrentes.
A ISO - INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, que fica situada na Suíça, é a responsável pelas normas de qualidade em todo o mundo, Com a ISO definimos qualidade como sendo uma “adequação ao uso, é a conformidade às exigências”, no entanto quando se fala em qualidade, falamos de um processo padrão de material que é exigido e que todos os produtos devem ter para que só então possam ser repassados aos clientes. O produto final só será de qualidade se tais processos forem bem realizados, ou seja, para que o produto chegue ao consumidor final, o produto deve obedecer os processos e padrões que são exigidos pela ISSO.
O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO?
A preocupação com qualidade de bens e serviços não é recente. Os Consumidores sempre tiveram o cuidado de verificar se o produto era de qualidade, esta preocupação caracterizou a chamada inspeção, que se voltava para o produto acabado, e quando encontrava produtos com defeitos informava para empresa.
Sendo assim as empresas estão se preocupando mais com a gestão de qualidade, ou seja, está focada na qualidade de produção e serviços de uma empresa. Inicialmente começou após segunda Guerra para corrigir os erros dos produtos com o nome de controle de processos mais com evolução do tempo passou a chamar de garantia de qualidade, utilizava normas especificas para cada etapa e só depois passou a usar o nome de controle de qualidade no século 20 por Frederick Teylon e Fred.
...