Atps analise de3 invcestimentos
Por: papaiper • 27/8/2015 • Trabalho acadêmico • 5.911 Palavras (24 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO- GRAJAÚ- MA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Grajaú/MA
2014
SUMÁRIO
Introdução 1__________________________________________________________04
Capítulo 2 Tipos De Investimentos_______________________________________05
Capítulo 3 Descrição do investimento pretendido ___________________________06
Capítulo 4 Fluxo de Caixa Relegante_____________________________________06
Capítulo 5 Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante _________________________10
Capítulo 6 Técnicas de Investimentos____________________________________13 Capítulo 7 O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos __________________15
Capítulo 8 O Imposto de Renda e a Depreciação____________________________16 Capitulo 9 Conclusão ____________ ____________________________________19
Bibliografia __________________________________________________________20
1. INTRODUÇÃO
A análise de investimentos é um conjunto de técnicas que nos permite a comparação entre resultados obtidos, com diferentes possibilidades de investimento para a tomada de decisão, que envolvam o direcionamento de recursos financeiros, dentro da organização, sendo seu principal objetivo é possibilitar ao administrador uma análise de forma racional, fazendo com que escolha a melhor opção, servindo como manual para empreendedores, proporcionando a eles a possibilidade de previsão, pois toda e qualquer organização para se obter recursos, necessita de investimento.
O objetivo deste trabalho é nos dar uma visão sistêmica e interdisciplinar das atividades contábeis, desenvolver, analisar e implantar sistemas de informações contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítico para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação. Bem como, elaboraremos um projeto de investimento estruturado através da descrição do investimento pretendido; elaboração do fluxo de caixa relevante; métodos para avaliação de investimentos; técnicas de investimento,
o efeito da inflação na análise de investimentos; o imposto de renda e a depreciação, e dessa forma elaborar a conclusão do projeto.
2. TIPOS DE INVESTIMENTOS
Fazendo uma breve comparação aos tipos de investimentos empresariais, para os investimentos pessoais são considerados três tipos: 1-investimentos recorrentes; 2- investimentos estratégicos e 3-investimentos por solicitação.
Os investimentos recorrentes: São aqueles em que as técnicas envolvidas, a metodologia utilizada, já são conhecidas. Com isso, a estrutura de custos e as projeções de receitas podem ser estimadas com segurança. Como exemplos podem ser citados a Poupança, os fundos de investimentos de renda fixa, etc., onde os custos, as taxas de rentabilidade e as técnicas envolvidas são conhecidas.
Os investimentos estratégicos: São típicos de pessoas que estão começando a investir ou tem a intenção de começar. A metodologia a ser utilizada é nova e depende de bastante pesquisa para que se possa ter sucesso nesse tipo de investimento. Em vista disso, os parâmetros são dificilmente estimados e seu valor possui maior volatilidade. Como exemplos de investimentos estratégicos podem ser citados as negociações em Bolsa de Valores, a participação em clubes de investimento, os investimentos em fundos de Ações, Câmbio, imóveis, abertura de negócio, etc., onde as rentabilidades são bastante variáveis e dependem de uma quantidade maior de variáveis.
Os investimentos por solicitação: São aqueles que não são considerados os valores próprios dos bens adquiridos e sim o aumento na satisfação e na qualidade de vida das pessoas, que também devem ser considerados como investimento. Como exemplos de investimentos por solicitação podem ser citados a aquisição de automóveis para uso pessoal, imóveis para fins de residência, bem como coisas do gênero.
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente, dividem-se em três principais categorias:
2.1 Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos, em geral, não têm por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Ex: Hospitais, Escolas, Redes de Saneamento Básico, etc.
2.2 Investimentos privado: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investidores são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Ex: Lojas de comércio e varejo, shopping Center, empresas prestadoras de serviço.
2.3 Investimentos misto: Consiste em recursos que abrange as duas disponibilidades, tanto da parte pública quanto privada, ou seja, é composta uma parte pelos governos e outra por pessoas jurídicas e/ou físicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Ex: Petrobrás e o Banco do Brasil.
3. DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO
A análise de investimento é uma técnica destinada a escolher dentre várias alternativas de investimento a mais rentável. Sendo uma maneira que se podem antecipar, por meio de uma estimativa, os prováveis resultados a
...