Atps com portamento organizacional etapa 3 e 4
Por: olgamacedo • 20/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.945 Palavras (8 Páginas) • 283 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Gestão em Recursos Humanos
Atps etapa 3 e 4
São Paulo
2015
ETAPA 3
PASSO 1
Pesquisar sobre as teorias: Abordagem Clássica, Pirâmide de Maslow, Dois fatores, Teoria X e Y.
Abordagem Clássica
A Abordagem Clássica teve início com Frederick Taylor e foi desenvolvida por Henry Fayol, e enfatiza a estrutura da organização.
O surgimento da Abordagem Clássica é devido, principalmente ao advento da Revolução Industrial. Com ela, as empresas passaram por um processo de rápido e desorganizado crescimento, sendo necessária, portanto, uma atividade que abordasse as questões empresariais de maneira mais científica e menos improvisada, como era feito até então. E com o aumento das empresas, com crescimento da concorrência, a busca por meios de melhorar a eficiência das organizações tornou-se regra no período. A divisão de cargos e tarefas e as constantes no período.
Taylor enxergou que as empresas de sua época, com o crescimento que vinham obtendo, necessitavam de um novo “método” de funcionamento, algo técnico e científico, que fosse capaz de aumentar a eficiência das mesmas. O foco de Taylor era aumentar a produção por meio de técnicas de produção bem definidas.
Fayol definiu quais seriam as principais funções de um verdadeiro administrador de empresa:
- Prever e planejar: o administrador deve fazer uma previsão das possíveis situações de sua empresa.
- Organizar: O gestor é responsável pela parte social da empresa.
- Comandar: O gestor sempre tem que estar disposto e pronto para prestar apoio e dar devidas orientações referente a organização.
- Coordenar: O gestor tem que estar preparado para resolver conflitos
- Controlar: O gestor tem que estar atento as regras que são definidas pela organização.
Para Fayol a administração era diferente das outras funções e por isso criou alguns princípios:
- Unidade de direção
- Unidade de comando
- Disciplina
- Autoridade e responsabilidade
- Divisão de trabalho
- Subordinação dos interesses individuais aos da organização
- Remuneração do pessoal
- Centralização
- Ordem
- Cadeia
- Equidade
- Estabilidade do pessoal
- Iniciativa
- Espirito de equipe
Pirâmide de Maslow
É uma divisão hierárquica proposta por Abrahan Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
[pic 1]
Necessidades de auto realização: O que o indivíduo busca alcançar, o que pretender ser, ou ter.
Necessidades de autoestima: reconhecer sua capacidade, até onde é capaz de ir.
Necessidades sociais: quando é pertencente a determinado grupo.
Necessidades de Segurança: Uma vida estável, com emprego garantido, e benefícios para si próprios ou sua família.
Necessidades Fisiológicas: são as necessidades básicas do ser humano.
Dois fatores
Frederick Herzberg, desenvolveu a teoria dos fatores higiênicos e motivacionais, e definiu esses fatores como:
Fatores motivacionais
Refere-se ao cargo, ás tarefas e as atividade relacionadas com o cargo. Inclui a liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto avaliação de desempenho.
Fatores higiênicos
Fala sobre ás condições física do ambiente de trabalho, salario, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc.
Teoria X e Y
A teoria x e a teoria y foram identificadas por Douglas McGregor, em seu livro “Aspectos humanos da Empresa”, tinha o sentindo de evidenciar como provavelmente ocorreria a influência de uma pessoa sobre a outra no dia a dia de trabalho.
McGregor procurou denominações as mais neutras possíveis. Apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e, portanto agem segundo os pressupostos do que chamou de teoria X, e que outro grupo se movimenta segunda os pressupostos do que chamou de teoria Y.
Esses pressupostos, que orientam as pessoas e fazem-nas tentar influenciar os outros, raramente são testados ou mesmo reconhecidos como tal por aqueles que os praticam. Constituem-se assim no conjunto de concepções e de percepções não conscientizadas ou mesmo explicitas que condicionam o comportamento humano no cotidiano das organizações.
Diz a teoria X: “o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas”.
A teoria x propugna por práticas organizacionais que induzam o indivíduo ao trabalho. Isto pode ser feito por coação quanto por sedução, ambas em suas diferentes variantes.
A teoria Y não diz que o trabalho é agradável para a maioria das pessoas. Ela diz “o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições foram favoráveis”.
A teoria Y prefere desenvolver ambientes e processos de trabalho que propiciem a participação e o engajamento daqueles efetivamente envolvidos na resolução das tarefas e atividades.
PASSO 2
Endomarketing e marketing de relacionamento
Endomarketing
É uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, produto e o empregado.
...