Atps contabilidade
Por: NataliaRicardo • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 276 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
A função do contador é muito antiga, começou há muito tempo atrás com Jacó, no Brasil surgiu em 1902 com Alvares Penteado. O contador não toma decisões ele reúne provas para mostrar a quem interessa, e ai sim ser tomada uma decisão. Seu principal objetivo é ajudar a mostrar como está a vida financeira da empresa.
O balanço patrimonial é uma forma para demonstrar qualitativamente e quantitativamente em uma determinada data a situação atual daquela determinada empresa. Existem os bens ativos e passivos, os bens ativos é tudo que é bem ou direito da empresa, como por exemplo, móveis, estoques, veículos tudo que a empresa possui, os bens passivos são obrigações que a empresa tem, como por exemplo, impostos, FGTS, fornecedores, são as “contas” da empresa. No balanço também tem o PL que são capital próprio, obrigações não exigíveis, por exemplo, capital social e reserva de lucros.
Na contabilidade tudo tem que ser anotado, seja em um livro caixa, livro contábil ou livro diário. A escrituração é um registro dos fatos que podem ou não afetar a empresa, pode ser entendido também como um conjunto de lançamentos. Existem duas formas a partidas simples e as partidas dobradas que são os mais usados.
Existem várias formas para se registrar uma delas é o livro diário, que é um livro contábil obrigatório pela legislação comercial, onde são lançadas as operações diárias de uma empresa e existe um padrão para serem feitas e fatos contábeis, após isso transcreve para o livro razão e é feito o balancete para saber saldo dos credores e devedores.
...