Atps de Contabilidade
Por: lanchito • 26/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 225 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Introdução
Depois de realizadas as pesquisas sobre possíveis temas para esta ATPS, o grupo optou por analisar o consumo e venda de Arroz no Brasil e Região sul, principalmente no Rio Grande do Sul, sendo esse um produto básico na alimentação dos brasileiros e de grande produção aqui na nossa região seria de grande fonte de informação para nós o consumo e venda desse cereal.
Passo 2
- Quanto se compra e se vende;
- Comportamento do consumidor;
- Influências da economia sobre o ramo de negócio escolhido;
Passo 3
Relatório
Referente a nossa pesquisa no passo anterior chegamos a seguinte conclusão que:
O arroz constitui um dos cereais básicos da dieta humana, representando aproximadamente 20% da ingestão mundial de energia e 15% do aporte de proteína (VELOSO;2007). Cultivado e consumido em todos os continentes, o arroz destaca-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico, tanto no aspecto econômico quanto social (IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, AGRICOLA E ALIMENTAR DO ARROZ, 2007).
O consumo médio de arroz no Brasil varia de 74 a 76 Kg/habitante /ano, tomando-se por base, o grão em casca. Atualmente, o consumo esta estagnado, apenas acompanhando o crescimento populacional. O arroz branco “in natura”, que passa por um processo padrão de beneficiamento para a retirada da casca e polimento (brunido), ainda é o principal produto consumido pela população, relativamente à produção do cereal no Brasil. O arroz integral é o menos consumido pela população brasilerira devido seu alto preço relativo, reduzida vida- de-prateleira e sabor diferenciado, apesar de ser mais rico em nutrientes. O processo de obtenção deste produto é o mais simples e consiste apenas na retirada da casca. O arroz beneficiado parboilizado é o arroz com casca, submetido ao tratamento hidrotérmico antes das etapas de descascamento e polimento, apresenta aumentos em valor nutritivo, renda e rendimento e conservabilidade de grãos e dos subprodutos em relação ao arroz branco, apresentando cada vez mais importância quantitativa e qualitativa, como processo de beneficiamento de arroz (ARROZ EM FOCO, 2007, FARIA,2007).
Em relação ao tipo de grão preferido no Brasil, o mercado aponta uma migração do consumo do arroz Tipo 2 para o Tipo 1 e para o parboilizado. O arroz Tipo 1 representa, hoje, 70 a 80% do mercado do arroz polido branco. O parboilizado, encontra-se em expansão, representando 20 a 22% ( 1,5 milhões de tonelada) da demanda de arroz beneficiado, que é de 7,2 milhões de toneladas.
O brasileiro destina cerca de 22% do seu orçamento em alimentação, sendo o arroz ainda o principal produto da cesta básica. A partir de 1994 ( Plano Real), houve uma melhor distribuição de renda e melhoria do poder aquisitivo da população, levando à retração no consumo de arroz e à diversificação do uso de proteínas animais, massas e produtos elaborados com maior valor agregado (CONSUMO, MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DO ARROZ NO BRASIL,2007).
Diante do exposto, justifica-se a importância deste estudo que teve como objetivo estudar o comportamento do consumidor frente ao consumo de arroz.
Passo 4
Relatório
O nosso estudo foi realizado através de questionário contendo questões sobre os hábitos de consumo com arroz branco, parboilizado e integral aplicado a 115 pessoas, na nossa cidade natal, Pelotas Rs. Cabe salientar que neste estudo estão dados parciais da pesquisa realizada com cerca de 4000 pessoas e que no questionário constavam dados de identificação, opção de consumo, hábitos e crenças e frequência do consumo de arroz.
As questões eram de múltipla escolha dentre uma escala de 1 a 5 ( Fig.1)
5 | 4 | 3 | 2 | 1 |
Consome muito todos os dias | Consome moderadamente (até 3 vezes/semana) | Consome pouco ( 1 vez/semana) | Consome ocasionalmente ( cerca de 1 vez ao mês- 1 fim de semana) | Nunca consome |
Figura 1. Escala de consumo do questionário aplicado à pesquisa de arroz.
Resultado e Discussão
A situação financeira da população do estudo foi que a maioria possui renda entre 2 e 4 salários mínimos (43%), enquanto 7% ganham menos de 2 salários mínimos, 30% entre 5 e 10 e em torno de 20% ganham mais de 10 salários mínimos.
Na questão sobre a frequência de consumo entre os processos de beneficiamento de arroz, o branco é ingerido todos os dias por cerca da metade dos consumidores entrevistados ( 67%), seguido por (23%) do arroz parboilizado e ( 10%) do integral. ( figura 2) ( EMBRAPA PELOTAS; 2007).
[pic 1]
Figura 2. Frequência (%) de consumo de arroz branco, parboilizado e integral.
A frequência de consumo diário de arroz misturado a outros alimentos, como o feijão é de 40%, com carnes e legumes 10 a 12% e com temperos, como cebola, salsa, alho e outros apenas 8% ( Tabela 1).
...