Atps de administração
Por: cayorafael • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 768 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
ETAPA 1
PASSO 1 – Análise dos dados da empresa METALFIXER;
- Fundada em 1960;
- Ramo de Fabricação de parafusos, área de engenharia;
- A empresa é presidida e dirigida por quatro irmãos;
- Entre os anos de 2001 e 2010 houve grandes investimentos e modernização;
- Em 2012 um diretor de fora da família foi contratado; Setor: RH.
- Não houve melhoras na crise, e em 2012 vários funcionários foram demitidos;
- Já no ano de 2013, a MetalFixer foi vendida. Seus novos donos, um grupo de empresários da região contratou uma consultoria empresarial/administrativa.
PASSO 2 – INTERPRETAÇÃO E CONCLUSÃO DO GRUPO
A empresa Metalfixer foi muito bem conduzida durante décadas, porém seu dono envelheceu e seus filhos passaram a tomar conta desta. Os resultados não agradavam ninguém, com isso a contratação de mais um diretor foi vista como uma possível melhora na crise interna. Mas não foi uma saída muito inteligente. Fora da empresa, no âmbito comercial as coisas mudaram. O mercado está muito mais competitivo nos dias atuais, do que nas décadas de 80/90. Além de manter a qualidade nos produtos, a chave para a porta do sucesso, será novamente a inovação. Haja vista que a primeira das inovações foi a venda da empresa, mas mantendo a raiz diretiva e as gerências setoriais.
PASSO 3 - TRAÇAR UMA ESTRATÉGIA EMERGENCIAL PARA OS PRÓXIMOS QUATRO (4) MESES
Ambiente da Empresa: Num Ambiente Geral, temos o meio externo que define total ou parcialmente o que acontece na vida da empresa. Variáveis sociais, tecnológicas, políticas, legais, econômicas, demográficas e ecológicas, são pontos isolados de estudo numa estratégia administrativa. São variáveis que o homem que dirige a mesma, não consegue controlar. É fruto do trabalho de outras pessoas/empresas. Trabalharemos com o âmbito interno, onde possamos controlar de maneira mais firme, de modo que exista um Esforço Empresarial diferente do utilizado até então. Nosso Ambiente Tarefa será aperfeiçoado, vamos trazer nossos maiores clientes para conhecer melhor as instalações, ver como é feito nosso produto-chave. Fornecedores de matéria prima passarão por uma triagem, de modo que nenhum deles possa a comprometer a qualidade e resistência do produto acabado.
Tecnologia da Empresa: Foram investidos significantes milhões (R$ 8 milhões), em modernização da parte técnica. A linha de produção passou a ter equipamentos novos e de rápida e eficiente produtividade. Neste momento, não faremos nenhuma alteração na linha, por ainda serem novos e “High Tech”, atendem as necessidades produtivas. Os novos donos concordaram plenamente.
RH da Empresa: No RH vimos os reflexos da crise, funcionários foram demitidos e isso limitou um pouco as ações técnico-produtiva da Metalfixer. Nada que baixe a qualidade dos produtos oferecidos, mas aumenta sim, o tempo de entrega dos produtos. Uma análise feita na linha de produção constatou que o remanejo de alguns funcionários entre setores, implicará em melhoria na gestão de processos operacionais. Fato este que a gerência vai acompanhar semanalmente, e fará relatórios com dados de TxP (tempo x produtividade). Isso garante que nesses quatro meses não precisaremos contratar nenhum funcionário. Na parte administrativa e comercial, fizemos acordos com funcionários que se voluntariaram a trabalhar em dois sábados por mês, enxugando o excesso que por ventura criar-se-á durante os dias úteis. Num futuro, estes voluntários serão recompensados (ainda não foi acordado nada, mas serão agraciados pelos bons serviços prestados).
...