Atps de sestatistica
Por: denisedourado • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 3.857 Palavras (16 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
[pic 1][pic 2]
DANIELE MIRANDA DE CARVALHO RA -372001
LUIS CARLOS DOS SANTOS RA - 381876
DENISE DOURADO OLIVEIRA DA SILVA - 400928
SILVÂNIA VENÂNCIO SALVADOR CONCEIÇÃO RA - 375492
SILVERIO MOREIRA DE JESUS RA - 380203
TÍTULO – ATPS DE ESTATÍSTICA
TUTOR PRESENCIAL: CLARISA CERBINO
LAURO DE FREITAS
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
[pic 3][pic 4]
DANIELE MIRANDA DE CARVALHO RA - 372001
LUIS CARLOS DOS SANTOS RA - 381876
DENISE DOURADO OLIVEIRA DA SILVA - 400928
SILVÂNIA VENÂNCIO SALVADOR CONCEIÇÃO RA - 375492
SILVERIO MOREIRA DE JESUS RA - 380203
ATPS DE ESTATÍSTICA
TUTOR PRESENCIAL: CLARISA CERBINO
Trabalho acadêmico da disciplina de estatística, com o intuito de promover conceitos voltados à área e exemplos práticos da estatística, bem como seus benefícios para o usuário.
LAURO DE FREITAS-BA
2013
RESUMO
O desenvolvimento do presente trabalho consiste em abordar o vasto conceito e aplicação da estatística. Visando demonstrar como suas ferramentas são de suma importância nos que diz respeito a pesquisas, demonstrações, entre outros.
PALAVRAS CHAVE- ESTATÍSTICA-PESQUISA-FERRAMENTAS
ABSTRACT
The development of this work is to address the broad concept and application of statistics. Aiming to demonstrate how their tools are of paramount importance in relation to research, demonstrations, among others.
KEY-WORDS-STATISTICAL RESEARCH TOOLS
SUMÁRIO
- Introdução...................................................................................................1
- Etapa1.........................................................................................................2
- Etapa 2........................................................................................................6
- Etapa 3........................................................................................................8
- Etapa 4........................................................................................................9
- Conclusão .................................................................................................12
- Referências bibliográficas ..........................................................................13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz consigo uma rica apresentação sobre o âmbito da estatística. Desde os conhecimentos teóricos até a sua prática, com o intuito de demonstrar a imensa funcionalidade da estatística.
A breve apresentação sobre essa área aborda a precisão, objetividade presentes neste ramo, além fornecer informações de grande valia para seus usuários. Fornece igualmente as partes interessadas dados para que os mesmos possam tomar decisões concisas e bastante objetivas que irão com certeza leva-lo ao encontro de seus objetivos.
O ramo da estatística traz uma bagagem muito grande de funcionalidades, pois por meio dela o administrador é capaz de analisar os dados presentes em seu sistema, avaliar seu espaço de trabalho. Promovendo assim uma facilidade para que o gestor possa agir da melhor maneira.
Portanto a estatística é uma área de pesquisa que promove resultados bastante positivos para empresa, pois por meio dela temos uma maior facilidade em tomar decisões em meio a situações conflituosas e promovendo continuamente resultados positivos para a empresa.
ETAPA 1
Passo 1
Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. Em vários momentos estamos expostos a estatística, de acordo com afirmações baseadas na coleta de dados. Sendo necessários em vários fatores para o cotidiano da sociedade.
Dados consistem em informações que vem de observações, contagens, medições ou respostas. Existem os conjuntos de dados chamados de população e amostra. População é a coleção de todos os resultados, respostas, medições ou contagens do interesse necessário. Amostra significa subgrupo da população. Dados amostrais podem ser usados para formar conclusões sobre populações.
O conjunto de dados é uma população ou uma amostra e normalmente depende do contexto da vida real. O estudo da estatística tem duas ramificações consideráveis: estatística descritiva que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados. E, a estatística inferencial que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população, sendo sua principal ferramenta a probabilidade. Os dados podem ser dois tipos: qualitativos que são atributos, rótulos ou entradas não numéricas.
E, os quantitativos são os que possuem medidas numéricas ou contagens. Outra característica de dados é o seu nível de mensuração, o qual determina quais cálculos estatísticos são significantes. Os níveis de medida do mais baixo para o mais alto são: nível nominal de mensuração é qualitativo, ou seja, usam-se nomes rótulos ou qualidades sem cálculos matemáticos; nível ordinal de mensuração é qualitativo ou quantitativo podem ser organizados em ordem ou posição e as diferenças nas entradas de dados não são significantes; nível intervalar de mensuração é ordenado e podem ser calculadas diferenças significativas entre as entradas dos dados.
Um registro nulo representa uma posição em uma escala, a entrada não é um zero inerente; nível racional de mensuração é similar aos dados intervalar com uma propriedade adicionada, neste nível um registro nulo é um zero inerente. A razão dos valores de dois dados pode ser formada de modo que um valor possa ser expresso como múltiplo do outro. O objetivo no planejamento do estudo estatístico é coletar dados e usá-los para tomadas de decisões. Então, qualquer tomada de decisão que está atrelada ao resultado dos estudos de dados estatísticos será tão positiva quanto o processo utilizado para obter estes dados. E, se nesse processo houver falhas a decisão será questionável. Quando não desenvolve um estudo estatístico é provável que venha interpretar os resultados de um e deve-se determinar se os resultados são validos. Há várias formas de coletar dados, mas o foco do estudo determina a melhor maneira de realizar a coleta. Estudo observacional, experimento, simulação e levantamento e pesquisa de mercado.
...