Auditoria e contabilidade de impostos na empresa Euro automação indistrial LTDA
Trabalho acadêmico: Auditoria e contabilidade de impostos na empresa Euro automação indistrial LTDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunao2014 • 13/10/2014 • Trabalho acadêmico • 2.705 Palavras (11 Páginas) • 420 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Na presente produção textual, a empresa fictícia EURO AUTOMAÇÃO INDISTRIAL LTDA, a qual atual no ramo de comércio e manutenção de máquinas industriais, contratou um profissional da área contábil para esclarecer-lhe dúvidas acerca de alguns temas.
Os dirigentes da referida empresa, têm consciência de que uma acertada estratégia é vital para a sobrevivência da entidade, sendo um dos principais pontos o planejamento tributário. Planejamento esse que, pode levar a uma redução significativa da carga tributária suportada pela organização.
Também há outros pontos de interesse para os sócios administradores, como as Ciências Atuarias e o profissional atuário, a importância e função da controladoria dentro da empresa, importância do controle interno, Auditoria interna e externa, dentre outros temas.
Tais assuntos serão abordados na forma de um texto explicativo, no qual serão detalhados cada um dos pontos solicitados, com toda uma fundamentação conceitual e teórica e por intermédio de exemplos.
2 DESENVOLVIMENTO
As Ciências Atuariais correspondem a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões, porém abrange outras áreas coligadas ao tema risco. Suas metodologias são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, dentro de um contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.
O profissional atuário deve ter formação acadêmica em Ciências Atuariais, e possuir amplos conhecimentos em matemática, estatística, economia, administração, direitos e finanças. É um profissional especialista em mensurar e administrar riscos, agindo no mercado econômico-financeiro, principalmente nas áreas de seguros, previdência complementar aberta e fechada, dentre outros. Seu principal objetivo é garantir a saúde financeira e econômica das empresas.
O órgão regulamentador do trabalho do atuário corresponde ao Instituto Brasileiro de Atuário – IBA, o qual, segundo descrição em sua página da internet, “é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivos: incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, previdência social e complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação da técnica atuarial. Para que isso seja possível, o IBA conta com várias comissões de trabalho que se reúnem, periodicamente, em sua sede para discutir questões técnicas e auxiliar na tomada de decisões.”
O Comitê de Pronunciamentos Atuariais é o responsável, dentro do IBA, por emitir as normas de atuária, tendo como objetivos preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Atuária, bem como estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos.
Outro ramo de grande importância dentro das empresas é a Controladoria. Para sabermos qual a importância da controladoria primeiramente devemos conceituá-la. Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiros e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da contabilidade. As funções e atividades exercidas pela moderna Controladoria tornaram-se fatores vitais para o controle e planejamento a médio e longo prazos de qualquer tipo de organização. (OLIVEIRA apud Souza, 2012, p. 53).
É por intermédio da contabilidade que o departamento de Controladoria e de Gestão tira valores atuais e reais, onde irá proporcionar a utilização nos relatórios gerenciais para a tomada de decisões conscientes, dentro do novo enfoque e tendências desta nova era globalizada, por isso o contador possui mais responsabilidade em seus lançamentos contábeis .Apesar da maior parte dos dados para a efetuação da Controladoria ser de origem contábil, a sua atuação não está reduzida a administrar o sistema contábil, da organização. Ela tem uma abrangência maior, transformando-se num verdadeiro banco de dados que subsidia os executivos da companhia com informações importantes ao processo de tomada de decisões, incluindo, também, dados de natureza física e qualitativa.
O profissional destinado à área da Controladoria é denominado como Controller, o qual é o controlador, que é capacitado para exercer sua função com uma formação direcionada, com um domínio pleno de conceitos utilizados em áreas afins. Onde deve garantir que as informações cheguem às pessoas certas e no tempo certo, mas para que isso aconteça deve trabalhar de forma a obtenha um bom conhecimento do seu ramo de atividade para entender os problemas da empresa, e "tem por incumbência maior a analise, diagnostico e proposição de medidas corretivas, com vistas ao cumprimento dos objetivos e metas traçados para a organização como um todo." (MORANTE E JORGE, 2008, p.1)
Os controles internos podem ser enquadrados na área da Controladoria. O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promoverem a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração (ATTIE,1998, p. 110). Uma sólida base de controles internos representa a segurança necessária nas informações geradas pela área de controladoria e, consequentemente, o apoio adequado em todas as etapas do processo de gestão.
Por intermédio de um bom planejamento tributário, visa-se à minimização da carga tributária, o que deverá refletir positivamente nos resultados da empresa. Ainda existe um certo desconhecimento por parte dos empresários
...