Aula Atividade 2 - Gestão de Pessoas
Por: Amanda Locatelli • 5/10/2015 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 2.614 Visualizações
1- Em termos financeiros a redução de despesas devido a baixa da rotatividade foi enorme. Jennifer conseguiu uma redução de um milhão de dólares, só por reter mais funcionários. Provando que essa reestruturação organizacional na empresa era realmente necessária.
2- Podemos concluir que a motivação para os funcionários de meio período é realmente diferenciada. E podemos verificar principalmente, que a gestão de pessoas precisa identificar quais são as necessidades de seus funcionários (mais diferenciados tipos) e tentar se adaptar, capacitar e motivar esses da maneira correta.
3- Podemos concluir que quando há uma escassez de mão de obra, há um problema. Tanto de rotatividade, quanto de capacitação. E podemos tirar como exemplo, as técnicas usadas por Jennifer, que além de motivar seus funcionários de acordo com suas formas variadas de necessidades, é preciso uma capacitação eficiente de vários funcionários, desde seus estagiários, até os funcionários de alto nível de desempenho.
4- Não é antiético instruir os supervisores à demonstrar interesse pessoal pelos subordinados, uma vez que isso, não só gera uma maior interação social na organização, gerando um ambiente melhor de trabalho, mas também “ensina” esses executivos a se importarem mais com seus funcionários, mesmo que forçosamente em uma primeira instância. Esse comportamento gera uma maior satisfação para os funcionários, e consequentemente o desempenho aumenta e a rotatividade cai.
5- O próprio fato de uma queda de 4% para 1% no índice de erros, a redução das despesas com novas contratações, e a queda da rotatividade, mostrar que a adoção que Jennifer fez da abordagem contingencial era a melhor escolha. Ela conseguiu reconhecer que diferentes pessoas e ambientes requerem diferentes relações organizacionais para uma ótima eficácia. É necessário um modelo apropriado para cada situação.
...