Aula-Tema: Fundamentos do Microempreendedorismo e Estrutura Patrimonial
Por: talitahaustin • 21/5/2016 • Trabalho acadêmico • 539 Palavras (3 Páginas) • 524 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo
e Estrutura Patrimonial
NOME | Talita Galeano Medeiros |
RA | 6429282522 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Administração de Micro e Pequenas Empresas
Aula-tema 03: Fundamentos do Microempreendedorismo
e Estrutura Patrimonial
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Micro e Pequenas Empresas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Gustavo Bonatti de Oliveira).
Anhanguera Educacional
2016
Analise qual formato jurídico você escolheria para sua empresa e descreva o motivo da escolha, levando em consideração as vantagens e desvantagens relacionadas à natureza jurídica escolhida.
Começar um novo negócio nem sempre é uma tarefa facíl, sempre gera muitas duvidas na cabeça do empreededor que quer abrir seu próprio negocio levando em consideração para si qual melhor formato jurídico deve seguir.
Escolher o melhor formato em qual melhor se encaixa ao seu perfil é um dos fatores muito importante que um empreededor deve leva em conta antes de tomar quaisquer decisões precipitadas para não ter prejuizos futuros.
Outro fator muito importante também é que o empreendedor que quer abrir seu próprio negócio alem de fazer o processo de abertura da empresa deve buscar mais sobre o ramo que almeijar enfrentar pela frente, fazer um levantamento e estudar sobre o tipo de formato de empresa que almeija abrir.
É de suma importancia que uma escolha bem feita comtribui e muito para uma boa vantagem, que influencia também nos impostos mais baixo e além de tudo economizar, que significa umas das vantagens importantes no inicio do negócio.
Com tudo, vimos que abrir uma empresa com garantias tributárias e jurídicas requer muito planejamento por parte do empreendedor, pois não é fácil. Nos dias de hoje ainda a muitas dúvidas pelos empreendedores as vezes por falta de uma orientação profissional sobre as siglas que as vezes confundem, pois cada uma delas tem um significado, tais como: (MEI, Eireli, Ltda), vejamos:
- MEI: Pessoa que trabalha por conta própria, e se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
- Eireli: Empresa individual de responsabilidade limitada, constituida por uma pessoa só, pessoa titular do capital social, que não poderá ser inferior a cem vezes maior que o salário minímo. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dividas da empresa.
- Sociedade limitada: È a sociedade que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para formação do capital social.
Sendo assim, o empreendedor que almeja abrir seu próprio negócio deve procurar recursos que possam auxilia – lós nas tomadas de decisões mais viaveis e que mais se enquadra ao ponto de vista do empresário, levando em consideração os custos que terá para abrir sua empresa, materiais, contas fixas por mês, seu publico alvo, produto que será oferecido a clientela, planejamento de marketing, e entre outros. Conselho o empresário que almeja abrir seu próprio negócio com o formato jurídico e tributário legal, optar pelas modalidades que para mim seria mais viavéias, que seriam as MEI e Eireli, por se trata de microempreendedor quando está no início da carreira.
...