Bacharelado Administração Pública
Por: Leonardo Santiago • 3/3/2019 • Trabalho acadêmico • 437 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
Bacharelado Administração Pública
Disciplina: Sociologia Organizacional
Nome: Leonardo da Costa Santiago
Matrícula: 17113110161
Polo: Belford Roxo
Atividade à Distância 3
- Segundo Golias Silva, quais são os elementos intrínsecos à organização que interferem na formação de um contexto social? Cite-os e defina cada um deles.
Segundo Golias Silva, os elementos intrínsecos à organização que interferem na formação de um contexto social são: objetivo(s), valor(es), tecnologia e estrutura de relações.
Objetivo pode ser definido como “algo que a organização (ou indivíduo) se esforça por conseguir quando lhe falta, por manter quando já o possui ou afastar-se quando lhe aversivo” (BERNARDES; MARCONDES, 1999, p. 167). Enfim, é aquilo que a organização pretende realizar com as pessoas que dela fazem parte, ou seja, o desejo principal da organização.
Valor é “o modo de ser ou de agir que uma pessoa ou uma coletividade reconhece como ideal e que torna desejáveis os objetos ou as condutas e os comportamentos nas quais esse modo se concretiza ou exprime” (SILVA, 2010, p. 100). De uma forma mais sucinta, pode-se dizer que é a ideologia que orienta o comportamento.
Tecnologia são os meios pelos quais os objetivos (de uma organização) são alcançados. Esses meios podem ser definidos como os resultados obtidos, processos utilizados e insumos necessários.
Estrutura de relações trata-se de uma construção social na qual o homem estabelece para poder conviver e sobreviver, por meio de uma extensa gama de relações sociais. Em outras palavras: “[...] estrutura social é a rede de relações sociais realmente existentes” (apud ROCHER, p. 180).
- Quais são os aspectos extrínsecos ao contexto social, mas que também devem ser levados em consideração em sua análise, uma vez que interferem de modo direto em sua dinâmica? Cite-os e defina cada um deles?
Os filósofos de Frankfurt rejeitam a ideia do naturalismo marxista que é a alienação e empobrecimento da classe operária pelo capitalismo ao ponto de que seria necessário o uso da violência para reverter essa situação rumo a uma sociedade sem classes. Os filósofos de Frankfurt são contra o uso da violência com o fim de se obter mudanças sociais.
- O que se pode aproveitar hoje e o se pode criticar tanto no modelo liberal quanto no modelo socialista?
O que pode ser aproveitado do modelo liberal são os ideias de liberdade e igualdade, ou seja, o exercício da cidadania para todos os indivíduos e não só a elite e do modelo socialista pode se aproveitar o caráter interventor do estado no sentido de garantir essas liberdades individuais e prover melhor distribuição de renda, algo que o livre comércio não é capaz de fazer, sem no entanto usar de uma ditadura ou métodos violentos como é inicialmente proposto.
...