Benetton
Por: LuanaDella • 28/4/2015 • Ensaio • 1.606 Palavras (7 Páginas) • 204 Visualizações
Promotoria (ataque)
A função da promotoria é convencer o júri e a todos que a campanha da Benetton não cumpre seus objetivos, que não é adequada.
Pergunta: Questões a serem debatidas no julgamento
Esta campanha é eficaz para a empresa/ marca?
Ela atinge resultados de comunicação?
Valeu a pena para a empresa?
O JULGAMENTO
- Apresentação do caso (júri): 3 minuto
- Tempo para promotoria: 3 minutos
Na comunicação ao mercado, existe necessidade de…
CONSISTÊNCIA: Os instrumentos de marketing devem ser combinados de forma que a oferta seja apresentada de forma consistente. Todas as ferramentas devem trabalhar na mesma direção e não conflitar entre si.
Pra resultar em….
SINERGIA: As ferramentas devem se auto-reforçar e se comportar de forma integrada (sinergia).
Com base nessas informações a promotoria afirma que a Benetton não possui consistência em suas campanhas e consequentemente não tem como resultado a sinergia necessária na comunicação com o mercado, uma vez que as campanhas polêmicas da Marca não vão ao encontro da comunicação feita nos outros veículos que a marca utiliza para se promover como, por exemplo, o seu site.
A promotoria afirma ainda que é possível a comunicação da Benetton confunde o consumidor de tal forma que pode levá-lo a acreditar que a Benetton que divulga campanhas polêmicas muitas vezes desrespeitosas não seja a mesma Benetton que comercializa roupas e acessórios pelo mundo.
Com base nessa introdução iniciaremos a acusação relatando a campanha das crianças que foram estilizadas como anjo e demônio.
- Como explicar a uma criança negra que ela está sendo referenciada como um demônio?
Mostrar imagem
[pic 1]
Explicação da imagem na visão da promotoria:
- Primeiramente podemos ver num plano próximo duas crianças de aproximadamente 4 anos sorrindo e se abraçando.
- Após percebemos a imagem de um anjo (garota branca e loura) e do diabo (garota negra).
Isto fica mais evidente devido aos formatos dos penteados das meninas: a garota branca tem cachos que lembram uma figura angelical e a menina negra tem duas ondulações que lembram chifres da figura diabólica.
- Quais os efeitos que essa imagem pode trazer para o psicológico da criança no decorrer da vida?
- Que tipos de exclusões essas crianças poderão sofrer no seu convívio social, o que as outras crianças tão inocentes como ela poderão falar sobre isso?
- Porque a positividade da cor branca e a negatividade da cor negra?
Não satisfeita em criar polêmica com crianças brincando com o sentimento e com a capacidade de discernimento das crianças a Benetton desrespeita ainda as crenças e emoções de uma gigantesca população mundial.
Mostrar Imagem
[pic 2]
A imagem representa uma grave falta de respeito com o Papa que em Grego significa pai. Temos como principio o respeito aos nossos pais e assim nunca ofender, nunca difamar e sempre tê-los como exemplo em nossa vida, sejamos cristãos, católicos ou ateus.
Essa é uma ofensa aos sentimentos dos fiéis, uma demonstração evidente de como uma publicidade pode violar as regras elementares do respeito às pessoas para atrair a atenção mediante uma provocação.
- É correto uma marca através de publicidade fundamentada em inverdades violar as regras básicas do respeito para chamar a atenção por meio de provocações?
- É conveniente para a marca provocar as duas maiores religiões do mundo apenas para chamar a atenção, sem nenhuma intenção justa de acabar com o ódio?
- Porque uma campanha que teoricamente está contra o ódio brinca com o sentimento de mais de 2 bilhões de pessoas estimulando ainda mais o ódio.
- Se a empresa estava tão certa de que sua campanha era eficaz, atingia os objetivos e realmente valia a pena aponto de pendurar a foto em tamanho Gigante na ponte do Monumental Castel Sant’ Angelo de Roma, que fica a passos do Vaticano. A única pergunta que promotoria tem é porque a imagem foi retirada de circulação horas depois do pronunciamento do Vaticano em relação a tomada de medidas legais para proteger a imagem do Papa que foi desrespeitada e utilizada sem consentimento?
- Tempo para defesa: 3 minutos
- Réplica da promotoria: 2 minutos
A Promotoria concorda que a liberdade de expressão é um princípio básico da sociedade internacional, porém reflete sobre a forma como especialmente algumas empresas se aproveitam disso sem muitos "escrúpulos".
A campanha da Benetton pode até ser considerada, por um lado, muito criativa sim, mas, por outro, também ofensiva a muitos.
- E o respeito?
- E o direito de imagem?
- Ao invés do beijo, porque não um abraço?
Entende-se que a figura dos religiosos em um beijo amoro é provocativa e desrespeitosas com a cultura e com a crença de mais de 2 bilhões de pessoas.
A promotoria não vê nas campanhas da Benetton esforços que despertem o interesse dos consumidores pela marca e por seus produtos, pelo contrário, a promotoria entende que as campanhas da Benetton são baseadas em inverdades e muitas vezes mexem com sentimentos que poderão trazer graves consequências a curto, médio e longo prazo. Para justificar essa afirmação a promotoria baseia-se nas declarações da Unicef que diz que:
O racismo causa impactos danosos do ponto de vista psicológico e social na vida de toda e qualquer criança ou adolescente. A criança pode aprender a discriminar apenas por ver os adultos discriminando.
Estudos na área de educação infantil revelam que, ainda na primeira parte da infância, a criança já percebe diferenças na aparência das pessoas (cor de pele, por exemplo).
Por essa razão, uma criança pode achar “desvantajoso” ter nascido negra. Os efeitos disso são a negação e o esquecimento de suas histórias e culturas.
...